X
X

Buscar

Previsão climática trimestral: Vale do Itajaí deve continuar tendo chuva abaixo da média na primavera

Madrugada desta quarta-feira apresentando tempo seco com céu encoberto em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

A previsão climática publicada na manhã desta quarta-feira, 3, pelo meteorologista Leandro Puchalski, mostra uma tendência de chuva abaixo da média para Brusque e demais cidades do Vale do Itajaí no trimestre agosto, setembro e outubro de 2022.

Com relação às temperaturas, há expectativa que o índice geral fique um pouco acima do normal na região durante a primavera, mesmo que algumas massas de ar frio ainda venham a impactar os termômetros, explica o especialista.

Confira logo após a foto, os detalhes do boletim emitido por Puchalski. Na nota, o profissional aponta o que os brusquenses e moradores das cidades do entorno podem esperar do tempo nos próximos três meses.

Brusque na madrugada desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

Previsão trimestral

“Eu começo falando da maior influência na questão climática nos próximos três meses para Brusque e Vale do Itajaí. A previsão é de que a região tenha a manutenção do fenômeno La Niña, que já vem impactando toda SC desde 2018”.

“Diante disso e destacando uma projeção mais avançada, a tendência mostra volumes de precipitação abaixo da média climatológica para agosto, setembro e outubro.

É claro que em algum momentos a região terá curtos episódios até de bastante chuva dentro desse período, mas, estou destacando os acumulados totais de 90 dias que tendem, de um modo geral, a ficar abaixo do normal”.

Temperaturas

“Como a gente vai ter alguns períodos mais prolongados de tempo seco, visto à previsão de chuva abaixo do padrão no trimestre, tudo indica que os municípios do Vale do Itajaí ficarão com temperaturas de normal a acima do padrão para a época do ano”.

“A tendência é que Brusque e o estado num todo ainda tenham o ingresso de algumas massas de ar frio, principalmente em agosto e setembro. Mas, de um modo geral, seguiremos com os termômetros aquecendo um pouco além do normal na primavera durante as tardes. Isso tende a elevar a média final de temperatura do trimestre”.

*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/meteorologista

Oferecimento:

Leia também

Saiba quando Brusque deve ter volta da chuva em bons volumes


O tempo na madrugada

Centro de Brusque na madrugada desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

Prosseguindo com a edição desta quarta-feira, vamos destacar agora, as temperaturas mínimas assinaladas entre a madrugada e o amanhecer de hoje por todo o Vale do Itajaí-Mirim.

Os dados dos termômetros inseridos na tabela abaixo correspondem a cada lugar descrito em anexo. Como podemos também observar neste levantamento, não houve registro de chuva na região.

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br


Fotos dos leitores

Como é de praxe, ao final de cada matéria trazemos as fotos enviadas pelos colaboradores do Blog do Ciro Groh. Através disso, podemos conferir como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.

Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK