X
X

Buscar

Previsões seguem indicando neve intensa em SC a partir da noite de quinta-feira

Há exatos 55 anos, entre os dias 18 e 20 de agosto de 1965, Santa Catarina teve a sua maior nevasca já registrada. Camadas grossas em aproximadamente 80% do estado. Imagem de Chapecó. Foto: Via Twitter

Muitas pessoas estão curiosas em saber detalhes a respeito da neve, prevista para ocorrer em Santa Catarina a partir da noite de quinta-feira, 20.

O meteorologista Leandro Puchalski emitiu em seu boletim, divulgado na noite de ontem segunda-feira, 17, dados atualizados e a projeção continua indicando a ocorrência do fenômeno no estado.

Confira abaixo os detalhes na íntegra, da nota publicada por este profissional:

Frio em Santa Catarina

Tudo deverá começar ao longo da quinta-feira quando a menor temperatura não deverá ocorrer no amanhecer, e sim, no fim do dia à medida que o ar polar avançar.

A influência do ar frio será direta na sexta-feira e no sábado. Não espere temperatura muito baixa ao amanhecer. O frio se dará pela baixas temperaturas da tarde. Para terem ideia, na sexta boa parte do estado não terá muito mais que 10°C.

Chance de neve

Sempre é importante destacar que, pela complexidade que é uma precipitação de neve, este tipo de previsão é mais confiável com 48, 24h antes do evento.

Porém, as condições atuais indicam que sim, há chance de nevar em SC a partir do fim da noite de quinta-feira, mas especialmente na sexta-feira. 

Alguns simuladores mostram com tanta intensidade, que poderemos ter acumulo de neve quanto ocorrência fora da Serra.

Cidades das regiões do Meio Oeste e Planalto Norte também tem chance na sexta. Vizinhos RS e PR também estão na “rota”.

Como o evento seria só na sexta, a previsão com melhor qualidade será só lá pela quarta-feira. Por isso, hoje é só uma tendência que precisa ser acompanhada.

O frio e a questão social

Chamo atenção que os tomadores de decisões devem ficar atentos para auxiliar pessoas em condições de risco e menos favorecidas perante ao esse forte frio.

Com informações de Leandro Puchalski/meteorologista