Produtores de maçã da Serra catarinense fazem fogueiras para minimizar os impactos da geada
A Serra catarinense obteve mais um registro de temperatura negativa durante o amanhecer desta sexta, 4, sendo o quarto evento abaixo de zero na região desde o início do mês de novembro, se enquadrando em uma condição totalmente atípica, a considerar a época do ano.
O frio trouxe muitas consequências aos agricultores locais, que terão parte de sua safra comprometida, devido às queimas provocadas pela geada. Nos pomares de maçã, por exemplo, os produtores da Comunidade da Invernadinha, em São Joaquim, situada a 11 km do Centro da cidade, chegaram a fazer inúmeras fogueiras durante a madrugada, na tentativa de salvar a produção.
Mínimas de SC nesta sexta-feira
-1,2° – São Joaquim (Ronaldo Coutinho)
-0,7° – São Joaquim (Inmet)
-0,1 – Urubici/PWS
-0,4 – Bom Jardim da Serra/PWS
1,3 – Painel/PWS
3,5 – Urupema/Epagri
3,9 – Lages/Epagri
Vídeo
Serra catarinense pintada de branco
No perímetro urbano de São Joaquim, esta sexta-feira começou com os carros estacionados na rua cobertos por uma considerável camada de gelo, sendo necessário a utilização de água aquecida, em chaleiras, para remover o gelo do para-brisa.
No lugar conhecido como Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do Centro da cidade, a temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi -0.7ºC. A geada pintou de branco toda a paisagem nas primeiras horas da manhã.
Acompanhe logo após o anúncio da Unifebe, a galeria de fotos mostrando os cenários que foram potencializados pela geada em São Joaquim logo após o romper da aurora desta sexta-feira.
Oferecimento:
Leia também:
– Saiba quais são as chances de chuva para o primeiro fim de semana de novembro no Vale do Itajaí
Galeria de fotos
**Imagens cedidas por Mycchel Legnaghi/agência de notícias São Joaquim Online
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK