Tempo: especialista prevê ausência de calor excessivo até dezembro em SC
Nesta terça-feira, 4, a primavera completa 12 dias desde seu início no calendário. A estação das flores começou no dia 22 de setembro e segue até as 18h48 do dia 21 de dezembro, dando lugar ao verão no Hemisfério Sul do planeta.
Mas em 2022, os catarinenses vêm tendo uma primavera atípica no que se refere às temperaturas, seguindo num patamar abaixo da média climatológica diante de madrugadas frias e tardes não tão quentes, a considerar a época do ano.
E para quem aprecia e espera por eventos de calor prolongado, a expectativa não é nada otimista. Projeções mais avançadas direcionam uma continuidade desse padrão atual dos termômetros em SC, primavera adentro.
Para falar a respeito dessa tendência acima resumida, o Blog do Ciro Groh fez o contado com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho. Acompanhe logo após a foto o boletim emitido pelo especialista à nossa coluna.
Boletim
“O fenômeno La Niña segue firme impondo seus reflexos sobre todas as regiões do Brasil neste ano de 2022. Em SC, um dos impactos disso está sendo observado nesta primavera, que está se mostrando mais amena que o normal”.
“Não há uma perspectiva de mudança significativa nesse quadro para os catarinenses a médio prazo. Tudo indica que essa anomalia nos termômetros siga até o fim de novembro no estado, podendo esticar a dezembro”.
“Na prática, o resultado disso são eventos frequentes de temperaturas mais amenas que o normal para a estação, não descartando até alguns episódios de geada tardia nas partes mais altas da Serra catarinense”.
“Quero destacar que essa projeção não elimina possíveis eventos de calor forte em outubro e novembro em SC. Isso pode perfeitamente vir a ocorrer, porém, o diferencial está no tempo de duração, não devendo exceder dois a três dias”.
O tempo nesta terça-feira
Dando sequência à edição, vamos continuar falando do tempo, destacando agora, a previsão direcionada ao município de Brusque e demais cidades situadas no Vale do Itajaí, válida para esta terça-feira.
Conforme a Climaterra, o dia tende a seguir sob um predomínio da nebulosidade diante do sol aparecendo por entre aberturas na região. Dificilmente chove, embora algum evento de garoa ocasional e isolada faça parte da previsão.
“Como a expectativa indica uma certa cobertura de nuvens, principalmente na parte da tarde, presume-se que as temperaturas não devam subir de forma representativa. Cidades como Brusque, Guabiruba e Blumenau tendem a pontuar máximas não indo muito além de 23/24ºC no turno vespertino, conclui o órgão”.
*Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra
Oferecimento:
Leia também:
– Brusque abaixo de zero: saiba qual foi menor temperatura assinalada no município em 35 anos
O tempo na madrugada
Acompanhe a partir de agora resultado do monitoramento observado no Vale do Itajaí entre a madrugada e o amanhecer desta terça-feira, com dados obtidos junto à rede Groh Estações.
A tabela exposta abaixo mostra o levantamento das temperaturas mínimas obtidas no período, que remetem um cenário ameno para outubro (em vermelho). Não houve registro de chuva (em azul). Os dados correspondem a cada local descrito em anexo:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Fotos dos leitores
Para finalizar, veja as belas fotos enviadas pelos colaboradores deste informativo. As imagens ilustram como esta terça-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK