X
X

Buscar

Tempo: SC terá ventos fortes, geada e possibilidade de neve nesta semana

Amanhecer de segunda-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

A Defesa Civil de SC emitiu alerta para a ocorrência de tempo severo com rajadas de vento de até 100 km/h, principalmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a partir da noite desta segunda-feira, 16, causado por um ciclone que se aproxima da costa catarinense.

Além dos ventos fortes, esta semana também será marcada por uma intensa massa de ar frio de origem polar que avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura:

“Em regiões mais altas do estado como Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, os termômetros podem declinar a -7ºC, -8 ºC”, adianta Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

“No Vale do Itajaí, cidades como Brusque, Guabiruba e Blumenau irão pontuar mínimas entre 4 a 7ºC, principalmente no amanhecer de terça e quarta-feira, 18. Já nos municípios de maior altitude, como Vidal Ramos e Presidente Nereu, os índices tendem a se aproximar de 0ºC com condição de geada ampla”, esclarece.

Possibilidade de neve

Direção oeste de Brusque no começo da manhã desta segunda-feira/Arquivo: Ciro Groh

A umidade estará associada ao ciclone extratropical posicionado próximo à costa do Rio Grande do Sul. Gilsânia explica que será preciso confirmar se realmente esse ciclone vai se posicionar de acordo com a previsões:

“Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve. De momento, os modelos estão apontando para a ocorrência do fenômeno”, diz a especialista.

“A partir da quinta-feira , 19, o ciclone se afasta para alto mar diminuindo a intensidade do vento. Mas, ainda favorece o deslocamento de ondas altas em todo o Litoral de SC, deixando o mar muito agitado e com risco para ressaca”, complementa.

*Fonte da previsão do tempo: Gislânia Cruz/meteorologista da Epagri/Ciram

Veja também

– Mau cheiro e coloração escura no rio Itajaí-Mirim chamam atenção dos moradores de Brusque


O tempo na madrugada

Foto tirada na noite de domingo em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Vamos continuar com a edição do tempo desta segunda-feira destacando agora, a madrugada que passou. As informações estão relacionadas exclusivamente ao Vale do Itajaí-Mirim.

Confira as temperaturas mínimas (em vermelho) assinaladas logo no romper da aurora. Como podemos observar, o frio mais forte começa a chegar à região brusquense. Não houve registro de chuva (em azul) até o amanhecer de hoje:

Fonte: rede de estações meteorológicas de Ciro Groh

Fotos dos leitores

Para finalizar, vamos mostrar as belas fotos que foram enviadas pelos colaboradores do Blog do Ciro Groh, ilustrando em imagens como a segunda-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:

Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Rua do Cedro em Brusque/Arquivo: Cris Schlindwein
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry

Oferecimento


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK