X
X

Buscar

Tempo: tudo o que sabemos sobre o frio polar que está a caminho de SC

Botuverá começando o sábado na presença de muitas nuvens/Arquivo: Ciro Groh

Vamos começar a edição de hoje falando das condições do tempo esperadas para este sábado, 14, no Vale do Itajaí. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o dia deve seguir seco, apenas com variação de nuvens sobre região.

O especialista aponta uma pequena possibilidade de chuva à noite direcionada aos moradores das cidades do Vale. Pouca coisa é esperada, caso de fato, a precipitação venha ocorrer no período noturno. Máximas à tarde oscilando 23 a 25ºC.

Domingo

Conforme Puchalski, parte do domingo tende a seguir na presença do tempo instável em Brusque e região. Pode chover de forma isolada e ocasional, especialmente entre a madrugada e manhã, melhorando à tarde.

Nesse dia, os termômetros ainda seguem num patamar ameno/agradável, com expectativa de máximas em torno de 20 a 22ºC. Um declínio um pouco mais acentuado começa a ser sentido a partir da noite, explica.

Frio forte a caminho

A primeira massa de ar frio polar de 2022 começa a influenciar o tempo em SC ao longo da próxima segunda-feira, 16. A partir disso, a semana inteira terá madrugadas geladas no estado, informa Puchalki.

Para o Vale do Itajaí, entre o amanhecer de terça e quarta-feira, 18, especialmente, há expectativa de mínimas que podem variar 6 a 9ºC nos municípios situados no Médio Vale, como Brusque e cidades do entorno.

Já no Alto Vale, onde estão as cidades de Vidal Ramos e Presidente Nereu, os termômetros podem baixar da casa dos 4/5ºC com real possibilidade de geada, informa o boletim emitido pelo meteorologista.

Chance de Neve em SC

Indagado sobre a chance de ter neve em SC na próxima semana, Leandro Puchalski foi enfático. Confira na íntegra, o boletim emitido:

“Atualizando essa informação, há sim, condição favorável à neve em áreas mais elevadas do Planalto Sul de SC na noite de terça-feira em direção à manhã de quarta-feira.

“Mas, importante destacar que ainda não posso bater o martelo se de fato o fenômeno vai ocorrer, pois a previsão de neve se faz com 24 a 48 horas de antecedência. Então, lá pelo domingo que vamos ter uma ideia melhor”.

“Isso pode mudar? Sim, pode, pois necessita da combinação de diversos fatores, como frio e umidade sendo que a neve é uma forma de precipitação e combinar tudo isso não é tão simples assim. Vamos atualizando aqui no Blog do Ciro Groh“.

*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/Meteorologista

Veja também

– Conheça produção de orgânicos da Fazenda Hugen, de Apiúna


O tempo na madrugada

Madrugada de sábado em Brusque na presença de nebulosidade no céu do município/Arquivo: Ciro Groh

Vamos continuar com a matéria deste sábado dando destaque agora à madrugada que passou no que tange exclusivamente o Vale do Itajaí-Mirim. Veja como ficaram as temperaturas mínimas (em vermelho) assinaladas logo no romper da aurora.

Os dados correspondem a cada lugar descrito em anexo. Como podemos observar também, não houve apontamento de chuva (em azul) até o amanhecer em nenhum lugar monitorado da região:

Fonte: rede de estações meteorológicas de Ciro Groh

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Tempo seco na manhã deste sábado em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Fotos dos leitores

Como é de praxe, ao final de cada matéria trazemos as fotos enviadas pelos colaboradores da coluna. Através disso, podemos ver como o sábado começou em cada lugar mencionado na legenda:

Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Oferecimento:


Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK