X
X

Buscar

VÍDEO – Brusquense mantém 30 espécies de abelhas sem ferrão em sua propriedade e destaca benefícios

*Assista ao vídeo e confira a galeria de fotos ao final desta edição

Luciano Beppler, junto a uma de suas caixas produtoras de mel/Arquivo: Ciro Groh

Mesmo tendo funções relevantes para a natureza, como a polinização das flores, as abelhas são vistas pela maioria das pessoas como um perigo por causa de seus ferrões.

Diante disso, muitos nem consideram a hipótese de criar esse tipo de inseto perto de casa.

Entretanto, o meliponicultor brusquense, Luciano Beppler, morador do bairro Souza Cruz, encontrou uma solução para isso. Ele decidiu criar espécies de abelhas sem ferrão para não correr o risco de se machucar.

Inofensivas, elas podem ser criadas próximo ao ambiente doméstico, explica Luciano Beppler/Arquivo: Ciro Groh

Essa atividade de Beppler começou há 28 anos, completados em 2022. Atualmente, ele mantém 30 espécies em sua propriedade, descritas a seguir:

Jataí, Mirim Guaçu, Irai, Mandaçaia, Guaraipo, Bugia, Manduri, Tubuna, Mandaguari, Mirim,  Luci, Mirim Emerina, Mirim Negrips, Boca de Sapo, Boca de Renda, Mirim Droriana, Mirim Lambe Olhos, Mirim Timirim, Canudo, Tubiba, Bora, Irapuã, Tataíra, Tiúba, Tujumirim, Beijoi, Mirim Preguiça, Jupara, Mombucao, Scutelares, Marmelada.

Vale ressaltar que algumas das espécies acima mencionadas são comercializadas por Luciano.

Trezentas caixas

Incrível estrutura com trezentas caixas/Arquivo: Ciro Groh

Conforme o meliponicultor, para conseguir manter toda essa estrutura funcionando são utilizadas cerca de trezentas caixas, todas fixadas numa área destinada para esse fim, em anexo à sua casa.

“Trata-se de um mel com mais propriedades medicinais se comparado ao convencional, produzido pela abelha africada, aquela com ferrão”, explica.

“Não comercializo a produção de mel, a não ser, para o consumo particular. O excedente deixo para as operárias poderem se alimentar como recompensa do trabalho empregado”.

“A meliponicultura é uma atividade recente no Brasil que ainda há muito a ser pesquisada em relação aos impactos positivos que o mel pode trazer à nossa saúde”, complementa.

Arquivo: Ciro Groh

O Blog do Ciro Groh foi visitar o meliponário de Luciano Beppler. O complemento das informações descritas acima você acompanha de uma forma mais objetiva no vídeo exposto logo a seguir.

Mais abaixo, logo após os anúncios da Unifebe e Prefeitura de Guabiruba, fique com a galeria de fotos registradas nesse ambiente cercado pelos enxames.

Vídeo

Oferecimento:

Leia também:
1.Conheça o casal de Botuverá apaixonado por flores do deserto; veja as imagens
2.A magia do Natal chega ao Shopping Gracher com decoração incrível; confira as imagens


Galeria de fotos


*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.