X
X

Buscar

Ciro Roza volta a criticar governo e apresenta projeto de estação de tratamento de 2007

Ex-prefeito afirma que prefeito e vice tinham conhecimento de sua proposta para uma nova captação na Cristalina

O ex-prefeito Ciro Roza voltou a criticar a Prefeitura de Brusque por ter contratado um projeto com empresa terceirizada para a estação de tratamento da localidade de Cristalina, no bairro Dom Joaquim. Roza reafirmou ter um projeto pronto para o local e o mostrou à reportagem do jornal O Município.

A polêmica começou na semana passada, quando Roza deu a mesma declaração em entrevista à rádio Araguaia. Afirmou não entender porque o governo de Jonas Paegle e Ari Vequi resolveu contratar um novo projeto se o seu já estava disponível.

O prefeito em exercício Ari Vequi, por sua vez, diz que não há nenhum projeto de que tenha conhecimento, e que a prefeitura seguiu todos os trâmites corretamente ao contratar um novo projeto.

Veja também:
José Zancanaro é o novo presidente da Câmara de Brusque

Instituições de ensino superior de Brusque atingem média em avaliação do MEC

Ciro Roza volta a criticar governo e apresenta projeto de estação de tratamento de 2007

Ciro Roza, porém, reafirmou a existência do projeto, e apresentou uma cópia dele, recebido em 2007 pelo governo federal. A proposta previa o mesmo que o governo está fazendo agora: uma nova captação de água na Cristalina, com expansão da rede de distribuição de água. À época, o custo da implantação foi estimado em R$ 24 milhões. O valor, portanto, não leva em conta a inflação do período.

O projeto de engenharia estipulava em detalhes o que seria preciso para implantar a rede, e possuía mapas informando a localização da estação e da tubulação.

O ex-prefeito afirma que a proposta estava no plano de governo e que, inclusive, gravou um vídeo com Vequi falando sobre a nova captação, na época da campanha eleitoral, no local onde esta seria construída. Também ressalta que o projeto, elaborado por engenheiros da prefeitura, foi apresentado à Câmara de Vereadores naquele mesmo ano.

Afirma, ainda, que o projeto não saiu do papel após o fim do seu governo por decisão política do governo seguinte, de Paulo Eccel.

Vequi tem dito e reafirmado em entrevistas que “não tem projeto” para a estação de captação, como Ciro Roza havia dito. Foi essa declaração que motivou o ex-prefeito a demonstrar a existência do tal projeto.

Veja também:
Confira histórias de solidariedade e dedicação às tradições no Especial Natal 2018

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Mulher é atingida na mão por disparo de arma de fogo, em Blumenau

O vice-prefeito disse desconhecer a existência de qualquer projeto, e defendeu a atitude da prefeitura de ter contratado o projeto atual, junto a um consórcio de empresas, por meio de licitações.

“Não tiveram acesso”
Ciro Roza reconhece, entretanto, que Jonas Paegle e Ari Vequi não tiveram acesso físico ao projeto. Diz que quando o atual governo assumiu em 2017, procurou o material, mas não o encontrou nos arquivos da prefeitura.

“Eles não tiveram acesso ao projeto, porque quando entrei na prefeitura em janeiro eu não achei [nos arquivos]”.

Diz, no entanto, que o prefeito e o vice tinham conhecimento de sua existência, tanto é que ele está discriminado no material de campanha, e que portanto deveriam tê-lo utilizado.