Cist reúne dados sobre a saúde do trabalhador de Brusque
Programa foi aprovado em novembro e é vinculado ao Conselho Municipal de Saúde (Comusa)
Foi aprovada no mês de novembro a Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (Cist), programa vinculado ao Conselho Municipal de Saúde (Comusa) e que tem como objetivo elaborar diretrizes e ações voltadas para a saúde do trabalhador brusquense, além de fiscalizar e fazer um levantamento do número de ocorrências de acidentes de trabalho nas empresas da região.
Pela falta de uma política específica sobre saúde e segurança nos ambientes de trabalho, a cidade ainda não possui registro sobre problemas de saúde que tenham sido causados aos trabalhadores em função do exercício da atividade. De acordo com Fernanda Lippert, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, essa medida vai ajudar a esclarecer qual é a situação de Brusque em relação a segurança no trabalho.
“Atualmente os dados não chegam até a vigilância e nem à Secretaria de Saúde, portanto, não conseguimos saber a frequência com que ocorrem esses acidentes. Nosso objetivo é computar esses problemas, desde quando o trabalhador sai de casa, até lesões ocasionadas dentro do ambiente de trabalho. Esses números serão usados para aplicar ações do Conselho de Saúde na hora da prevenção, além de identificar onde acontece os acidentes de trabalho.”, explica.
A Cist foi definida a partir de reuniões entre empresas de diversos setores e sindicatos, além de representantes do poder público de Brusque. Todos os meses, o conselho formado pelo Comusa, deverá se reunir para discutir novas propostas e ações que devem ser aplicadas ao programa. Essas reuniões da comissão serão abertas às entidades, órgãos e a população interessada. Além disso, poderão ser formados entre os membros da comissão, subcomissões, tantas quantas forem necessárias, com a finalidade de agilizar os trabalhos.
A Cist também deverá monitorar a implantação de propostas aprovadas pelas instâncias do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando relatórios de subsídios ao Conselho Municipal de Saúde, desenvolver políticas, estratégicas e ações com intuito de provocar mudanças no Código Sanitário Municipal, objetivando respaldo legal para a Vigilância Sanitária nas questões da saúde do trabalhador.
Com a aprovação da Cist, todos os dados sobre acidentes de trabalho em Brusque serão agrupados por um só órgão, determinando os setores que precisam de maior atenção e intensificando a prevenção de forma precisa. A secretária de Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, ressalta que a criação da comissão é de extrema importância para o município.
“Nós estamos formando um diálogo entre diversos setores, Brusque é uma cidade eminentemente industrial, trazer à tona a saúde do trabalhador é uma prioridade para a secretaria e deve trazer grandes retornos”, afirmou.