Frio extremo: Brusque zera os termômetros sob geada nesta quarta-feira
Confira a relação completa das temperaturas mínimas registradas por todo o Vale do Itajaí-Mirim
O inverno mostrou sua face mais rigorosa do frio no amanhecer desta quarta-feira, 25, quando Brusque então registrou a temperatura mais baixa de 2025 até agora.
Com os termômetros marcando 0,2°C por volta das 7h no bairro Limeira Alta, o município foi surpreendido por um cenário típico das madrugadas mais congelantes do Sul do país.
Nesse contexto, camadas de geada começaram a cobrir gramados e telhados.
Como resultado, a paisagem urbana e rural se transformou gradualmente em um retrato branco e silencioso, marcado pelo frio intenso.
Diversos bairros brusquenses marcaram valores entre 1 °C e 3 °C, exigindo dos moradores a proteção de casacos pesados, luvas, cachecóis e até o tradicional e velho chocolate quente.
A sensação térmica, impulsionada por ventos suaves e constantes, reforçou ainda mais o desconforto nas primeiras horas da manhã.
Frio na região
Nos municípios vizinhos, como Guabiruba e Botuverá, o quadro foi semelhante: as mínimas também chegaram a 0 °C em diversos pontos monitorados, comprovando o avanço da massa polar sobre todo o Vale do Itajaí-Mirim.
O destaque absoluto, porém, vem de Vidal Ramos, onde a comunidade de Fazenda Rio Bonito registrou a menor temperatura da região, com impressionantes -2,9 °C.
A geada, pois, foi ampla e deixou o interior do município com um visual encantador e congelante, digno de cartões-postais invernais.
Frio em números e imagens
Logo após os anúncios, a matéria segue com a relação completa das temperaturas mínimas observadas nesta quarta-feira nos diversos pontos monitorados de Brusque e região.
Os dados estão organizados de forma clara e objetiva, com os valores destacados em vermelho, reforçando o impacto da manhã mais fria do ano até o momento.
Não perca também a galeria de imagens que retrata os efeitos do frio extremo na paisagem.
Fotos marcantes da geada desta quarta-feira que mostram como o frio dominou o cenário regional com toda sua intensidade.
Temperaturas após anúncios
Se você está recebendo esta pauta, é porque o Blog do Ciro Groh conta com o apoio de parceiros comerciais que acreditam neste trabalho.
Conheça cada um deles clicando nos banners abaixo — entre em contato e então descubra os produtos e serviços que oferecem.
Oferecimento:
Veja também:
1. Brusque após a chuva: descubra o que as imagens então revelam neste sábado
2. Trabalho silencioso e fé visível: os bastidores da festa de São Luís Gonzaga, em Brusque
Números do frio
Confira a seguir, a relação detalhada das temperaturas mínimas registradas em cada ponto monitorado do Vale do Itajaí-Mirim neste amanhecer congelante.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Frio persiste
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o frio então sinaliza persistir ao longo desta segunda metade da semana em Brusque e em toda a região.
No entanto, uma mudança significativa está prevista: o ar seco deve dar lugar à umidade. Com isso, além dos casacos, será necessário recorrer aos guarda-chuvas.
A quinta-feira, 26, já deve ser marcada por instabilidade, com previsão de chuva, localmente intensa, acompanhada de possíveis trovoadas.
As temperaturas durante o dia devem permanecer abaixo dos 16 °C, o que tende a intensificar ainda mais a sensação de frio, explica o meteorologista.
Na sexta-feira, 27, a condição de instabilidade continua, mantendo o cenário de baixas temperaturas.
Já no fim de semana, embora o tempo não deva se firmar por completo, são esperadas algumas aberturas de sol, o que pode permitir uma elevação das temperaturas, alcançando marcas acima dos 20 °C em Brusque e região, finaliza Puchalski.
Frio em imagens
O encerramento desta pauta se dá por meio das fotografias enviadas pelos leitores, que captaram com sensibilidade os efeitos do amanhecer mais gelado do ano.
As imagens revelam a presença marcante da geada em Brusque e em diversos pontos do Vale do Itajaí-Mirim, compondo um retrato fiel do frio intenso que marcou esta quarta-feira.
Cada registro, identificado nas legendas, permite ao leitor contemplar a beleza congelante que tomou conta da paisagem, transformando a rotina da região em um cenário digno de admiração.
*Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Fotos: Jaison e Juliana Brambila >>
*Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>
*Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
*Bairro Cedro Alto em Brusque/Fotos: João Mafra >>
*Bairro Aymoré em Guabiruba/Fotos: Juliana Missfeldt >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK