Brusque entra na virada do ano com atenção voltada ao tempo
Novos temporais podem ocorrer a partir da tarde desta quarta-feira, antecipa meteorologista
Após Brusque registrar sérios transtornos provocados pelas fortes chuvas do dia anterior, o município chega ao dia da virada do ano com atenção redobrada às condições atmosféricas.
Para esta quarta-feira, 31, o cenário previsto indica aberturas de sol pela manhã, enquanto novos episódios de instabilidade tendem a ocorrer a partir da tarde.
Diante desse contexto, a noite de Réveillon indica não assegurar tempo firme no Vale do Itajaí-Mirim, conforme apontam as projeções meteorológicas mais recentes.
A análise completa desse panorama está no boletim informativo e atualizado, emitido pelo meteorologista Piter Scheuer, disponível logo após o banner.
Brusque nesta quarta-feira
*Boletim: Piter Scheuer >>
A previsão do tempo para este último dia do ano mantém um quadro de atenção em Brusque, sobretudo após os sérios transtornos provocados pelas fortes chuvas registrados no dia anterior.
O cenário atmosférico segue alinhado ao padrão típico do verão, marcado pela combinação entre calor e elevada umidade do ar.
Nesse contexto, atividades ao ar livre tendem a encontrar melhores condições durante a manhã, período que deve contar com aberturas de sol.
No entanto, a partir da tarde, o aquecimento associado à umidade disponível sinaliza a ocorrência de novos episódios de instabilidade, na forma de trovoadas e pancadas de chuva com distribuição irregular.
Em termos práticos, esse tipo de precipitação, característico da estação, pode alcançar diferentes áreas da cidade e da região, com variação tanto na abrangência quanto na intensidade.
Ainda assim, eventos pontualmente mais intensos podem ocorrer, com potencial para provocar alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta.
Diante desse panorama, o estado de atenção permanece, uma vez que o ambiente atmosférico segue sob influência direta do calor e da alta umidade do ar, fatores que favorecem a recorrência de instabilidades ao longo do dia.
Brusque na noite do Réveillon
Para a noite de Réveillon, as projeções mais recentes não indicam garantia plena de tempo firme, tanto em Brusque quanto nas demais cidades do Vale do Itajaí-Mirim.
Embora as pancadas típicas de verão costumem se concentrar entre a tarde e o início da noite, persiste a possibilidade de a chuva avançar para o período noturno, inclusive nas proximidades do horário da virada do ano.
Caso isso ocorra, a precipitação deve se manifestar de forma irregular, com variações significativas de intensidade e abrangência.
Brusque em 2026
Já em relação aos próximos dias, as projeções sinalizam uma mudança gradual no padrão atmosférico a partir do primeiro fim de semana de 2026.
Mantido esse cenário, o calor mais intenso e o abafamento devem perder força, trazendo, por consequência, uma redução na frequência das trovoadas de verão que têm marcado o encerramento do ano.
Com efeito, as madrugadas prometem temperaturas mais amenas, podendo ficar abaixo dos 18°C em pontos do Vale do Itajaí-Mirim.
Nesse contexto, as tardes devem registrar menor aquecimento, com marcas possivelmente inferiores aos 30°C, caso a tendência se confirme.
Considerações finais
Por fim, o panorama apresentado tem como base as atualizações mais recentes dos modelos meteorológicos, analisadas na manhã desta quarta-feira.
Ainda assim, o acompanhamento contínuo da previsão permanece essencial, uma vez que os simuladores atmosféricos passam por ajustes frequentes, à medida que novos dados são incorporados.
*Com informações do meteorologista Piter Scheuer
Pauta segue após o apoio comercial
*São eles que então mantém este trabalho/Clique e saiba mais
Oferecimento:
Leia também:
1. GALERIA – Natal ilumina o Santuário Santa Paulina com espetáculo de luzes
2. VÍDEO – Brusquense então escolhe a Itália para viver seu sonho em meio às Dolomitas
O tempo na madrugada
Dando sequência à edição desta quarta-feira, a pauta segue com as informações relacionadas ao tempo.
Agora, o destaque é o monitoramento realizado durante a madrugada, abrangendo toda a região brusquense.
A tabela abaixo apresenta o levantamento das temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer de hoje, correspondentes a cada local indicado em vermelho.
A apuração também revela os volumes de chuva registrados no intervalo entre meia-noite e as primeiras horas do dia, conforme indicado nos campos em azul.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Fotos dos leitores
Quer fazer parte da próxima edição? Envie suas fotos e inspire outros leitores.
Enquanto isso, aproveite para se encantar com a galeria abaixo, que ilustra o amanhecer desta quarta-feira, registrada em diferentes locais destacados nas legendas; deslize para o lado e confira.
*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK