Ciclone no fim de semana: tudo o que já sabemos sobre a previsão
Rajadas acima de 50 km/h podem atingir Brusque e região no sábado, segundo análise meteorológica.
A formação de um ciclone prevista para o fim de semana exige atenção em Brusque e região, onde as projeções indicam rajadas que podem variar entre 50 e 70 km/h no sábado, 8.
Antes disso, esta quinta-feira, 6, deve seguir com tempo seco e temperaturas mais contidas, após o calor de até 36°C registrado no dia anterior.
O risco de chuva é baixo, mas não totalmente descartado entre o fim da tarde e a noite.
A sexta-feira, 7, por sua vez, tende a ser instável por todo o Vale do Itajaí-Mirim, com possibilidade de chuva a qualquer momento.
*Confira a previsão completa logo após o banner exposto a seguir.
Previsão para a a quinta-feira
Brusque amanheceu nesta quinta-feira sob uma condição de tempo seco e clima agradável, após o calor do dia anterior, marcado por temperaturas de até 36°C.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o tempo deve permanecer firme, embora haja possibilidade de instabilidades, rápidas e isoladas, entre o fim da tarde e o período da noite.
O especialista observa que, no geral, o decorrer do dia indica condições favoráveis às atividades externas, com sensação térmica mais agradável em comparação ao aquecimento sentido na véspera.
Chuva antes do ciclone
A sexta-feira, por sua vez, promete mudança de cenário. Conforme Puchalski, o avanço de uma frente fria promete trazer chuva a qualquer momento do dia, em sua maioria de fraca intensidade.
A análise técnica do profissional, contudo, não elimina por completo a possibilidade de episódios mais fortes e pontuais, acompanhados de trovoadas isoladas.
Nesse contexto, o vento pode se intensificar em alguns momentos, mas sem representar destaque principal, apenas como reflexo da passagem desse sistema atmosférico.
Ciclone no sábado
O sábado, porém, requer maior atenção. Segundo reforça Puchalski, as projeções meteorológicas indicam a atuação de um ciclone sobre o Sul do Brasil, fenômeno que deve provocar ventos intensos em Santa Catarina, com reflexos também no Vale do Itajaí.
A previsão sinaliza rajadas que devem superar os 50 km/h entre o fim da manhã e o decorrer da tarde.
Nesse sentido, o meteorologista indica a possibilidade de picos podendo até exceder os 70 km/h durante o período de maior influência do sistema.
Atuação maior do ciclone
Ainda conforme o meteorologista, a atuação mais severa do ciclone deve se concentrar no Litoral Sul catarinense e na Grande Florianópolis, onde as rajadas podem atingir entre 80 e 100 km/h.
Em Brusque, os efeitos tendem a ser mais brandos, mas perceptíveis, sobretudo na tarde de sábado.
Puchalski acrescenta que, apesar do vento forte, o tempo deve apresentar gradativa melhora, com redução do risco de chuva e o retorno gradativo do sol ao longo do dia.
Considerações finais
Por fim, o meteorologista recomenda o acompanhamento das próximas atualizações da previsão, uma vez que os modelos atmosféricos estão sujeitos a ajustes, conforme novas informações são incorporadas aos simuladores.
Conforme pontua o profissional, a tendência geral indica que o núcleo mais intenso do ciclone deve se concentrar sobre o Litoral Sul catarinense e a Grande Florianópolis.
Mesmo assim, ele observa que os reflexos do sistema também devem se estender até Brusque e região.
Pauta segue após o apoio comercial
*São eles que mantém este trabalho/Clique e saiba mais
Oferecimento:
Veja também:
1. Multidão então participa de missa campal em Brusque neste Dia de Finados
2. Halloween Brusque tem noite de sustos e encantos na 2ª edição
O tempo na madrugada
Dando continuidade à reportagem, o assunto passa a abordar o monitoramento da madrugada desta quinta-feira em Brusque e toda a região.
O levantamento mais recente, pois, revela um panorama detalhado.
A tabela anexa apresenta as temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer em diversos pontos no Vale do Itajaí-Mirim.
A análise também evidencia que, no período compreendido entre a meia-noite e as primeiras horas do dia, não foram registradas ocorrências de chuva, conforme destacado nos campos em azul.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Fotos dos leitores
A edição desta quinta-feira se encerra em grande estilo, sob o registro sensível do despertar interiorano pelas câmeras fotográficas dos leitores.
As imagens capturam a beleza das primeiras horas da manhã em diversos cenários, proporcionando um vislumbre da serenidade e das cores, marcando o início do dia no interior.
Um encerramento inspirador, cortesia da participação dos leitores da página; deslize para o lado e confira.
*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
*Bairro Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>
*Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Fotos: Jaison e Juliana Brambila >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK