Brusque entra em semana de risco com ciclone e frente fria; veja a previsão
Meteorologista alerta para chuvas volumosas e ventos acima de 50 km/h
A semana em Brusque começa sob expectativa de instabilidade atmosférica, com previsão de tempo severo, especialmente entre terça-feira, 9, e quarta-feira, 10.
O cenário tende a ser influenciado pela passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, indicando chuva volumosa diante da probabilidade de ventos significativos.
Brusque na segunda-feira
Conforme aponta o meteorologista Piter Scheuer, esta segunda-feira, 8, ainda deve oferecer condições favoráveis para atividades externas, com calor e presença do sol em grande parte do dia.
Diante do aquecimento previsto, há possibilidade de instabilidade localizada a partir da tarde em direção à noite, quando trovoadas isoladas podem ocorrer sobre o Vale do Itajaí-Mirim de forma mal distribuída.
Brusque na terça-feira
Quando o profissional avança com sua projeção para a terça-feira, o quadro sinaliza mudança mais expressiva em Brusque e região.
Conforme prevê Scheuer, o avanço do sistema frontal promete ampliar a cobertura de nuvens e provocar pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas a qualquer momento.
Há risco de precipitações de forte intensidade, além da probabilidade de transtornos, ressalta o especialista.
O meteorologista antecipa ainda que Brusque e região podem registrar rajadas entre 50 e 80 km/h, o que exige atenção redobrada.
Brusque na quarta-feira
Ao projetar o cenário para a quarta-feira, Scheuer indica a atuação do ciclone extratropical em grande parte do Sul do Brasil, sobretudo na faixa leste da região.
Apesar da melhora gradativa do tempo e do retorno do sol, o sistema deve manter ventos persistentes de sudoeste a oeste durante todo o dia nas cidades do Vale do Itajaí-Mirim, onde está inserida Brusque.
As rajadas podem novamente superar os 50 km/h, configurando risco adicional para a população.
Nesse sentido, o meteorologista reforça a necessidade de acompanhamento constante das atualizações.
Considerações finais
Por fim, Scheuer resume o cenário. A segunda-feira tende a ser de tempo predominantemente seco, com possibilidade de trovoadas isoladas em Brusque e região.
A terça-feira deve ser instável, sob influência da frente fria, com risco de chuva forte e ventos intensos.
A quarta-feira sinaliza melhora parcial, mas ainda sob impacto do ciclone extratropical, com ventos expressivos.
Monitoramento constante
O especialista destaca que seus prognósticos se baseiam nas mais recentes simulações atmosféricas e estão sujeitos a ajustes conforme novos dados são incorporados.
Ele garante que seguirá monitorando a evolução do quadro para fornecer informações atualizadas e seguras à população.
Pauta segue após o apoio comercial
*São eles que então mantém este trabalho/Clique e saiba mais
Oferecimento:
Veja também:
1. Padre Eduardo Senna então visita Brusque e conduz celebração memorável
2. El Niño então volta à pauta dos meteorologistas e reacende risco de enchentes
O tempo na madrugada
Dando continuidade à matéria, a pauta vem abordar agora o monitoramento do tempo na região de Brusque, realizado durante a madrugada desta segunda-feira.
Na tabela abaixo, você confere as temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer, destacadas em vermelho para cada local.
A análise também evidencia que, no período compreendido entre a meia-noite e as primeiras horas do dia, não foram registradas ocorrências de chuva, conforme destacado nos campos em azul.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Fotos dos leitores
A edição desta segunda-feira se encerra em grande estilo, sob o registro sensível do despertar interiorano pelas câmeras fotográficas dos leitores.
As imagens capturam a beleza das primeiras horas da manhã em diversos cenários, proporcionando um vislumbre da serenidade e das cores, marcando o início do dia no interior.
Um encerramento inspirador, cortesia da participação dos leitores da página; deslize para o lado e confira.
*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
*Bairro Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>
*Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Fotos: Jaison e Juliana Brambila >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK