Brusque sob calor e instabilidade: veja o que pode acontecer até domingo
Trégua térmica fica para trás e cenário aponta risco que exige atenção diária
A configuração típica do verão volta a se impor sobre Brusque e região entre esta quinta-feira, 8, e o fim de semana, mantendo o calor como protagonista das condições climáticas.
Com efeito, esse padrão térmico de aquecimento indica favorecer a ocorrência de instabilidades isoladas, sobretudo a partir das tardes, enquanto as manhãs tendem a seguir, em grande parte, com tempo firme.
A análise completa dessa síntese está no boletim assinado pelo meteorologista Piter Scheuer, disponível logo após o banner.
Brusque nesta quinta-feira
*Boletim: Piter Scheuer >>
Os moradores de Brusque e região, que planejam atividades ao ar livre nesta quinta-feira, terão um cenário climático amplamente favorável durante a manhã, diante do predomínio de tempo firme.
Nesse contexto, o aquecimento deve ganhar intensidade ao longo do dia, com temperaturas podendo superar os 33°C em alguns pontos, criando condições propícias para o surgimento de instabilidades.
Com efeito, o calor tende a contribuir para o desenvolvimento de pancadas de chuva típicas de verão, acompanhadas de trovoadas, sobretudo a partir da tarde.
Essas ocorrências, caso se manifestem, devem ser isoladas, atingindo determinadas áreas, enquanto outras próximas podem terminar o dia apenas com aumento de nuvens.
Ainda que o risco de temporais exista, ele permanece baixo e restrito a eventos localizados, reforçando a necessidade de atenção.
Brusque até o domingo
Essa dinâmica atmosférica, típica de verão, deve então se repetir entre sexta-feira e o fim de semana em Brusque e em todo o Vale do Itajaí-Mirim.
O padrão, pois, indica manutenção de manhãs mais estáveis, seguidas por maior probabilidade de instabilidades isoladas a partir das tardes, impulsionadas pelo calor.
Considerações finais
Por fim, as informações apresentadas neste boletim têm como referência as atualizações mais recentes dos modelos meteorológicos, sujeitos a ajustes conforme novos dados são incorporados.
Diante disso, o acompanhamento diário da previsão segue fundamental.
*Com informações do meteorologista Piter Scheuer
Pauta segue após o apoio comercial
*São eles que mantém este trabalho/Clique e saiba mais
Oferecimento:
Leia também:
1. Botuverá então revela cachoeira preservada em imagens de rara beleza
2. Brusque então relembra calor de 2014 que esgotou estoque de ar-condicionado
Brusque e região na madrugada
Dando continuidade à reportagem, o assunto passa a abordar o monitoramento da madrugada desta quinta-feira em Brusque e toda a região.
O levantamento mais recente revela um panorama detalhado.
A tabela anexa apresenta as temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer em diversos pontos no Vale do Itajaí-Mirim.
A análise também evidencia que, no período compreendido entre a meia-noite e as primeiras horas do dia, não foram registradas ocorrências de chuva, conforme destacado nos campos em azul.
•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Fotos dos leitores
A edição agora apresenta registros enviados por leitores, que traduzem a beleza interiorana do amanhecer desta quinta-feira.
As imagens revelam cenários singulares de cada local citado nas legendas, destacando o encanto das primeiras horas do dia; deslize para o lado e confira.
*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>
*Bairro Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK