Ir para o conteúdo

Brusque vive o agosto mais frio em 13 anos, revelando cenas marcantes

Levantamento aponta temperaturas abaixo da média em relação aos últimos anos

Brusque atravessa um agosto sob o rigor de um inverno pouco frequente em mais de uma década, marcado, sobretudo, pelo frio das madrugadas, cuja recorrência tem definido o padrão térmico nesta fase do ano.

*Confira a galeria de fotos no fim da edição


Com efeito, o levantamento realizado nos primeiros doze dias do mês, com dados obtidos até esta terça-feira, 12, revela uma média parcial de 15,8°C.

Essa marca, pois, se distancia de forma expressiva da média histórica do mês, tradicionalmente situada em torno de 18°C.

Por conta desse desvio térmico, o atual agosto desponta como o mais frio em pelo menos 13 anos, segundo dados obtidos por meio do monitoramento extraído da rede de estações meteorológicas pertencentes ao pesquisador Ciro Groh.

Como consequência, Brusque vem enfrentando uma sucessão de madrugadas com temperaturas significativamente baixas, o que tem contribuído para a queda expressiva da média geral do mês.

O cotidiano de Brusque sendo então registrado nesta sexta-feira ensolarada/Foto: Ciro Groh/O Município

Brusque no histórico


Para compreender melhor o impacto deste resfriamento, é fundamental observar o comportamento das temperaturas em anos anteriores.

A seguir, são listadas as médias mensais de agosto desde 2012, calculadas com base nos dados dos 31 dias completos de cada mês, conforme o sistema de monitoramento.

Esses dados permitem então visualizar, com clareza, como o mês atual se destaca em relação à série histórica recente, reforçando a singularidade do momento vivido pela cidade.

Médias de agosto em Brusque


2012___16,9°C
2013___17,2°C
2014___19,2°C
2015___21,3°C
2016___17,8°C
2017___18,7°C
2018___16,7°C
2019___17,9°C
2020___18,1°C
2021___18,3°C
2022___17,0°C
2023___19,0°C
2024___17,9°C
2025___15,8°C (média parcial do mês)

*Acompanhe a previsão do tempo mais adiante


Previsão após o apoio comercial


*São eles que mantém este trabalho/Clique nos banners e saiba mais

Oferecimento:








Veja também: 1. Brusque como ninguém viu: drone então flagra a cidade acima do nevoeiro
2. Ex-alunos da Fundação Educacional de Brusque então celebram 34 anos de diplomação


Brusque e o frio à vista


Diante da curiosidade sobre a continuidade desse frio, especialmente durante as noites, o meteorologista Leandro Puchalski emitiu um boletim esclarecendo as projeções para a segunda quinzena.

Segundo ele, há tendência de que o padrão mais rigoroso regrida gradualmente em Brusque e região na sequência da segunda metade de agosto.

Caso as projeções se confirmem, as temperaturas noturnas tendem a se estabilizar acima dos 10 °C.

Já as tardes, por sua vez, passarão a registrar com mais frequência valores superiores aos 20 °C, à medida que o mês avança.

Ainda de acordo com Puchalski, esse comportamento é típico de transições climáticas dentro do próprio mês, quando massas de ar frio começam a perder força e dão lugar a períodos mais agradáveis, embora ainda dentro do contexto invernal.


Brusque revela belas cenas


Apesar das madrugadas geladas, Brusque tem revelado paisagens de rara beleza ao longo dos dias.

Nesta terça-feira, por exemplo, o cenário de temperaturas agradáveis sob a presença do sol proporcionou imagens que contrastam com o rigor térmico das noites anteriores.

A cidade, envolta por uma atmosfera estável, revelou cenas que capturam não apenas o cotidiano dos moradores, mas também a estética única que o inverno pode oferecer.

Logo após os anúncios, a galeria de fotos apresenta o contraste entre o frio intenso das madrugadas e a suavidade das tardes agradáveis.

Imagens que traduzem a essência de Brusque neste agosto singular — um mês frio, sim, mas também repleto de beleza.

Galeria de fotos


*Créditos das imagens: Ciro Groh/O Município >>




Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949

Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK