Clínica do Sesi inicia campanha de vacinação contra o vírus da Influenza

Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h30

Clínica do Sesi inicia campanha de vacinação contra o vírus da Influenza

Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h30

Nesta segunda-feira, 8, a clínica do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Brusque inicia a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza. A expectativa é vacinar cerca de 8.200 pessoas.

Neste ano o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h30, na clínica do Sesi, no 5º andar do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (Cescb).

O atendimento durante a semana só é possível com a inauguração da sala da vacina. O gerente-executivo da regional da Federação da Indústria Catarinense (Fiesc), no Vale do Itajaí-Mirim, Roberto Zen, ressalta a importância desse novo espaço de atendimento. “Com a sala da vacina a gente consegue ampliar muito o atendimento, não só para os trabalhadores da indústria, como para seus dependentes e para a comunidade”.

No próximo sábado, 13, ocorre o Dia V, com atendimento das 9h às 14h, na clínica do Sesi. Nestas primeiras semanas, apenas a vacina trivalente será ofertada. A quadrivalente está prevista para chegar na última semana de abril.

A vacina

O vírus da gripe é um dos mais frequentes em todo o mundo. A campanha do Sesi fornece a vacina influenza trivalente e quadrivalente.

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) mostrou que a adição de uma segunda cepa do tipo B poderia aumentar a imunização.

“A trivalente possui três cepas do vírus da Influenza, que são duas do tipo A, o H1N1 e o H3N2 e mais uma cepa do vírus B. E a quadrivalente contém essas mesmas características da trivalente, porém acrescida de mais uma cepa do vírus B, que concebe uma imunização maior”, explica a Maria Elizete Lopes Martins, enfermeira da clínica.

A vacinação é importante porque o vírus da influenza está em constante mutação. “O vírus da influenza do ano passado não é o mesmo desse ano. Então é importante a pessoa se vacinar anualmente, até porque essa vacina tem uma permanência de imunidade de aproximadamente 12 meses”, reforça Maria.

Ela recomenda a imunização quadrivalente para pessoas que vão viajar, pois tem um contato maior com outras pessoas.

A campanha acontece simultaneamente à da vacinação contra a febre amarela, promovida pelo município. A enfermeira diz que não há problema em tomar as duas vacinas, apenas instrui que a imunização seja feita em um intervalo de 15 dias.

Quem pode se vacinar

Podem se vacinar na clínica do Sesi trabalhadores da indústria e dependentes e a comunidade em geral.

A idade mínima para vacinação de crianças é a partir de 5 anos de idade, desde que já tenham sido vacinadas contra a gripe em campanha anterior.

Menores de 16 anos só serão vacinados com termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis.

Podem se imunizar contra o vírus da Influenza gestantes a partir de 12 semanas, com prescrição média e apresentação da carteirinha de gestante.

É preciso levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Quem não pode se vacinar

• Pessoas com história de reação alérgica em doses anteriores
• Pessoas com alergia ao ovo de galinha
• Pessoas com febre igual ou superior a 38,5 ºC
• Pessoas com ocorrência prévia da síndrome de Guillain Barré (doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca parte do próprio sistema nervoso por engano)
• Crianças com menos de 6 meses

Composição da vacina

A vacina trivalente é composta pelos seguintes tipos:

  • A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09;
  • A/Switzerland/8060/2017 (H3N2);
  • B/Colorado/06/2017 (B/Victoria/2/87 lineage).

A vacina quadrivalente é composta pelos seguintes tipos:

  • A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09;
  • A/Switzerland/8060/2017 (H3N2);
  • B/Phuket/3073/2013 (Yamagata);
  • B/Colorado/06/2017 (B/Victoria/2/87 lineage).

Reações

As reações à vacina são mais frequentes no local da aplicação e podem se manifestar por dor, vermelhidão e endurecimento.

Reações mais raras são febre, mal estar e dor muscular, que geralmente aparecem entre 6 e 12h após a vacinação.

O comum é que desapareçam em até 48h. Caso os sintomas persistam, o indicado é procurar a clínica para a verificação do lote da vacina e para encaminhamento médico.

Valores

Confira na tabela abaixo os valores para cada público.

 

Mais informações no site http://sesisc.org.br/vacina/

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo