A clínica brusquense Radus Diagnóstico por Imagem é a primeira do Brasil no segmento a ter seu controle de qualidade totalmente realizado com o uso de inteligência artificial. Em busca de excelência no seu serviço, a clínica fez uma parceria com a Safety, empresa de soluções tecnológicas em radioproteção, e com isso implantou um software que comunica e compartilha informações que resultam em maior qualidade e precisão para o serviço.
O software Safe One ajuda os médicos à medida que os diagnósticos necessitam ser mais precisos. É uma solução que utiliza a simulação de um paciente, alimentada por informações obtidas com imagens que são denominados fantomas. O equipamento, portanto, precisa identificar as alterações simuladas. Caso não faça este diagnóstico, isso significa que o equipamento precisa de manutenção ou troca.
O Safe One soluciona de maneira imediata uma exigência da legislação estadual, que obriga clínicas que dispõem do equipamento de mamografia a comprovarem, todos os dias, o bom funcionamento do aparelho. O software ainda atua na emissão de relatórios no padrão da Vigilância Sanitária, na análise automática dos controles de qualidade e na análise preditiva de falhas e substituição de peças, antecipando problemas que ocorrerão aos importantes equipamentos de diagnóstico.
Conforme explica Renato Paciência, físico médico da Safety, a iniciativa da Radus é importante para que se desencadeie uma maior atenção para a precisão de equipamentos. “A Radus sai na frente de maneira pioneira, investindo em algo que muito provavelmente será exigido em todo o Brasil nos próximos anos”.
De acordo com o Dr. Beduschi “este conjunto de medidas melhora a identificação das alterações nos exames, facilitando o diagnóstico de patologias e consequentemente maior precisão diagnóstica nos exames de Mamografia e Raio-X”.