X
X

Buscar

Clínicas veterinárias adotam sistema para lembrar da atualização da carteirinha de vacinação dos pets

Desatenção do tutor pode prejudicar, visto que a vacinação é fundamental para a saúde do animal

Assim como a alimentação e a higiene, a vacinação também é fundamental para o bem-estar e para a saúde de cães e gatos. Esquecer ou deixar em segundo plano a atualização da carteirinha de vacinas pode, segundo veterinários, prejudicar os animais.

Leia também: Com clientes em busca de crédito, cartões de loja se popularizam

Em cachorros, doenças como cinomose e parvovirose podem levar o animal ao óbito. Ambas as patologias são prevenidas por meio das doses de vacinas aplicadas nos primeiros meses de vida e reaplicadas anualmente.

“Todo o ano tem que revacinar o animal. Tem muita gente que esquece e pensa que não vai pegar doença porque o animal tomou quando era filhote. Mas se não tomar, com oito anos por exemplo, pode acabar morrendo por causa de alguma doença”, explica a veterinária da Fofinhos, Gabrielle Mafra.

Enquanto o período vacinal dos cães inicia a partir de seis semanas de vida, o período vacinal dos gatos inicia a partir de nove semanas. Nos felinos, as vacinas protegem contra doenças como a rinotraqueíte e a panleucopenia.

Para auxiliar os tutores a lembrarem das vacinas, a Fofinhos dispõe de um sistema que informa, por meio do envio de e-mail, a data da próxima aplicação. Segundo Gabrielle, caso o tutor não cadastre o e-mail, a clínica faz contato através do telefone.

“Há os proprietários que são comprometidos com a vacinação. Até porque o animal é membro da família, muitos vivem em apartamento e até dormem com a pessoa. Mas há os que acham bobagem. O que é errado”, argumenta.

Seguindo a mesma linha da Fofinhos, o hospital veterinário SOS Animais também tem, como hábito, entrar em contato com os tutores dos animais para lembrar sobre a atualização da carteirinha de vacinação.

De acordo com a veterinária Elenice Paoline, os tutores estão mais conscientes sobre a importância de vacinar anualmente. Ela conta que, quando o SOS Animais liga, os tutores geralmente agradecem e dizem que esqueceram.

“As vacinas sempre tem indicação de reforço anual. A importância de vacinar é para evitar a contaminação dos animais. É uma forma de prevenir”, diz. “Hoje em dia o pessoal está mais preocupado. Eles esquecem porque tem toda a rotina do dia a dia e a correria, mas quando a gente lembra eles, eles vem vacinar”, completa a veterinária.