Cobertura vacinal da poliomielite está abaixo do esperado em Brusque; veja onde vacinar
Doença é transmitida através do contato com pessoas infectadas e pode ser evitada através da vacinação
Doença é transmitida através do contato com pessoas infectadas e pode ser evitada através da vacinação
Brusque está com a cobertura vacinal da poliomielite abaixo da expectativa. A meta ideal é de 95%, ou seja, cerca de 7 mil crianças. No entanto, até o momento o município vacinou apenas 77% da população.
Crianças com até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Os pequenos recebem três doses do imunizante antes de completarem um ano, e depois ganham as doses de reforço.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que a poliomielite é causada pelo poliovírus, transmitido pelas fezes ou pela secreção da boca de pessoas infectadas. O vírus pode acarretar na paralisia nos membros inferiores. A doença é evitada através da vacinação.
“Esperamos que a população procure as salas de vacina, levem seus filhos e a caderneta de vacinação para verificar se tem alguma vacina em atraso e já colocar em dia”, afirma.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite iniciou na segunda-feira, 8. Aliada a ação está a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, 18 vacinas compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
Segundo Ariane, as vacinas poderão ser administradas simultaneamente com o imunizante contra Covid-19 nas crianças a partir dos 3 anos. “A vacinação é a única maneira de evitar que doenças já erradicadas não voltem. Precisamos aumentar esse índice para evitar que doenças como a Poliomielite retornem”, salienta a diretora. A ação ocorre até 9 de setembro. O Dia D da vacinação será realizado no sábado, 20 de agosto.
– Crianças menores de 1 ano (até 11 meses e 29 dias), deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
– Crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
– De acordo com o Ministério da Saúde para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
– Na Policlínica: das 8h30 às 20h
– Térreo da Vigilância em Saúde: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
– Nas Unidades Básicas de Saúde: das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30, nos bairros:
– Jardim Maluche
– Dom Joaquim
– Cedrinho
– Paquetá
– Rua Nova Trento
– Águas Claras (das 8h às 11h30)
– Limeira
– Planalto
– Santa Terezinha
– Santa Rita
– Bateas
– Steffen
– São Luiz
– Ponta Russa
– Santa Rita