X
X

Buscar

Colégio Cônsul Carlos Renaux lança livro que celebra os 150 anos da instituição

Obra é de autoria do jornalista e pesquisador Celso Deucher e da historiadora e professora Jaqueline Kühn

O colégio Cônsul Carlos Renaux lançou na noite desta segunda-feira, 12, o livro em comemoração aos seus 150 anos, celebrado neste ano. O evento encerrou a extensa programação em homenagem ao sesquicentenário da instituição e reuniu ex-alunos, professores, funcionários e admiradores do colégio.

De autoria de Celso Deucher, em parceria com a professora Jaqueline Kühn, responsável pela curadoria das fotos, a obra traz a trajetória da escola privada mais antiga em atividade em Santa Catarina. 

O livro resgata toda a história da instituição, desde a sua fundação, em 1872, como “Deutsche Evangelische Schule” – Escola Evangélica Alemã, até a modernização e os dias atuais como Colégio Cônsul Carlos Renaux.

Autor do livro, o jornalista e escritor Celso Deucher destaca que a grandiosidade da obra faz jus a importância do colégio e de sua história para Brusque.

“O processo de produção foi bastante longo. O início pra mim foi muito difícil, porque o saudoso Arno Ristow, que atuou como diretor durante 40 anos, já havia produzido obras sobre o colégio. Então, como fazer algo diferente para renovar esta história? Este livro honra os escritos antigos de seu Arno e muitos outros pesquisadores e dá uma cara nova à bela trajetória da instituição”.

Bárbara Sales/O Município

Com mais de 300 páginas, a história da escola também é contada através das inúmeras imagens, que foram selecionadas pela historiadora e professora da instituição, Jaqueline Kühn.

Ex- aluna da escola, ela é a criadora do grupo Curto Fotos Antigas de Brusque, no Facebook, que faz sucesso na rede social e entusiasta da história por meio da fotografia. “As imagens que estão no livro dialogam com o texto e representam a identidade da escola. O colégio tem uma trajetória interessante, que se mistura com a história da cidade, e as fotos mostram muito a força dessa comunidade, que desde o início sempre foi muito preocupada com a educação de seus filhos”.

O diretor do colégio, Otto Hermann Grim, destaca a história de sucesso da escola, que em 1872 iniciou com quatro alunos e hoje, 150 anos depois, conta com cerca de 1,3 mil estudantes e se tornou referência em educação para a região.

“Ao longo desses 150 anos, o colégio passou por momentos de muitas dificuldades, mas também por bons momentos. O apoio da comunidade foi e é essencial para que a instituição sobrevivesse e se tornasse o que hoje conhecemos. Hoje, brindamos a comunidade escolar com esta obra-prima, que traduz muito bem o que é o Colégio Cônsul”.

O livro

O livro “Colégio Cônsul – 150 anos de história” é uma edição limitada. A obra será entregue às famílias dos alunos e também para as lideranças da instituição. A comunidade que tem curiosidade em saber mais sobre a história da escola, poderá acessar a versão digital do livro, de forma gratuita, que estará disponível no site do colégio (colegioconsul.com.br).

Veja fotos

– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque