Nesta sexta-feira, 9 de julho, o Colégio São Luiz comemora 118 anos de fundação e anuncia algo inédito em Brusque: o início do projeto de internacionalização. Entre janeiro e fevereiro de 2022, três estudantes do Ensino Médio passarão por uma experiência de intercâmbio no Kolleg St. Sebastian, na cidade de Stegen, Alemanha.

“É um projeto piloto de intercâmbio do Colégio São Luiz com outras educacionais da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus espalhadas pelo mundo”, conta o diretor do Colégio, padre Silvano João da Costa.

Segundo ele, divulgar o início do processo de internacionalização nesta data de aniversário do colégio é uma forma de reverenciar o passado e de se comprometer com o futuro que se constrói nas escolhas do presente. “Celebrar o hoje desses 118 anos é ter um misto de sentimentos. O primeiro é a alegria e o prazer de colher o que foi plantado ao longo desses anos. O segundo é o de responsabilidade frente às conquistas dessa história. Dar continuidade a uma missão centenária, baseada nos valores cristãos”, afirma.

De acordo com padre Silvano, um dos propósitos da instituição é o de continuar trazendo respostas aos desafios de cada tempo, como o atual, marcado pela pandemia da Covid-19. Além disso, manter a qualificação permanente da metodologia e adequação da estrutura, afinada com o processo de ensino-aprendizagem de um mundo em constante transformação.

“Passado, presente e futuro são três dimensões do tempo que se caracterizam pela unidade e dependência. Nestes 118 anos de Colégio São Luiz, passado, presente e futuro se convergem como um tempo de lembranças, comprometimento e missão”, ressalta padre Silvano.

 

Conselheiro geral confirma intercâmbio

O conselheiro geral, responsável pelo setor Educacional na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), padre Levi dos Anjos Ferreira, destaca que o intercâmbio internacional oferece um horizonte formativo mais amplo, que ultrapassa fronteiras geográficas e culturais. “Propomos a inserção do Colégio São Luiz em um projeto de intercâmbio internacional com outras Instituições Educacionais Dehonianas espalhadas pelo mundo. Essa experiência começará com os nossos colégios da Alemanha. O Colégio São Luiz tem as suas origens nesse país, considerando que os seus pioneiros foram sacerdotes de origem teutônica ou, mais precisamente, alemães, como o padre Gabriel Lux”, conta padre Levi.

Segundo ele, os colégios da Alemanha já participam há mais tempo de programas de intercâmbio que, na sua avaliação, provocam enriquecimento cultural e espiritual, para jovens, suas famílias e a instituição. “Deixo aqui o meu testemunho sobre a maravilha que é a experiência internacional. Depois de 15 anos na Alemanha, vejo como tal experiência me ajudou a aprofundar a formação do meu caráter. Esta abertura ao novo, e ao distante, com os meios atuais de comunicação, torna-se prática e fácil”, reforça o conselheiro geral.

 

Casa construída sobre a rocha

Atual presidente da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM), instituição mantenedora do Colégio São Luiz, padre João Carlos Almeida é brusquense e cresceu aprendendo a admirar e respeitar esta escola centenária por sua qualidade, cordialidade e sustentabilidade. “O tempo é um grande mestre. Quem educou dezenas de gerações já provou que é uma “casa construída sobre a rocha”. Vivemos tempos de uma cultura líquida, mas quem estuda no São Luiz ganha estrutura e valores para enfrentar os mais diversos desafios, seja na família, na cultura ou na sociedade. Como disse nosso patrono Padre Léon Dehon, em 1877: “Buscamos a civilização da inteligência e do coração”. Parabéns, São Luiz, por acreditar no sonho da educação integral’, diz padre Joãozinho, nesta comemoração dos 118 anos de fundação.

 

Formação integral do ser humano

O superior provincial da Congregação SCJ Brasil Meridional, padre Sildo César da Costa, ressalta a importância de celebrar a história centenária do que ele considera um “centro de excelência”. “Desde 1903 a cidade de Brusque tem o Colégio São Luiz como referencial na educação. Gerações foram formadas no espaço educacional que proporcionou não só o saber, mas a formação da pessoa no seu todo. Desejo que todos sintam-se parabenizados nesse dia, porque deram a contribuição para a história tão bela do Colégio São Luiz. De modo particular, parabenizo os estudantes que são a razão de ser do Colégio, como outros já foram. Nossa Congregação se alegra em poder fazer parte dessa história e assim cumprir a nossa missão, confiada por nosso fundador, Pe. Dehon”, enaltece padre Sildo.

SÃO LUIZ

Rua Padre Gattone, 112 – Centro – Brusque / SC

3351-1200