Colégio Unifebe conquista 2º lugar no prêmio Liga Steam 2022

Projetos criados por estudantes tiveram como foco desenvolver ações sustentáveis

Colégio Unifebe conquista 2º lugar no prêmio Liga Steam 2022

Projetos criados por estudantes tiveram como foco desenvolver ações sustentáveis

O Colégio Unifebe conquistou a 2ª colocação entre mais de 900 instituições de ensino de todas as regiões do país no prêmio Liga Steam 2022, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade.

A cerimônia de premiação da iniciativa foi realizada na última segunda-feira, 21, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Na ocasião, representaram o colégio o diretor Leonardo Ristow e os professores Heitor Paloschi, Jéssica Leme Cano e Simone Sobiecziak, responsáveis pelos trabalhos dos alunos envolvidos no projeto.

Além deles, também auxiliou os trabalhos desenvolvidos a professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da Unifebe.

Trabalhos

Foi realizado, com as turmas do 2º ano, um trabalho que visa melhorar a sustentabilidade ambiental em Brusque.

Foram analisados dados qualitativos e quantitativos para identificar os principais problemas ambientais do município, tendo em vista que a região do Vale do Itajaí é um dos polos têxteis e de vestuário no país e possui um alto número de indústrias e, consequentemente, de problemas ambientais.

Alunos e professores, propuseram soluções para a diminuição de fatores que comprometem a sustentabilidade do município e desenvolveram protótipos de equipamentos que minimizem os impactos ambientais em Brusque.

De acordo com o diretor Leonardo, a premiação evidencia o quanto o Colégio Unifebe é comprometido com métodos pedagógicos inovadores.

“Esse projeto fez com que os alunos desenvolvessem competências para o mercado de trabalho, já que foram abordadas várias áreas do conhecimento e isso é um diferencial. Os estudantes foram protagonistas de tudo que foi realizado, sob a orientação dos professores. A participação no prêmio Liga Steam tornou-os mais dinâmicos e preparados para pôr em prática conceitos trabalhados em sala de aula”, analisa.

A professora Jéssica considera que o resultado reconhece todo esforço e comprometimento dos estudantes no projeto. “Estamos muito satisfeitos com esse prêmio e com os trabalhos desenvolvidos. Foi uma experiência enriquecedora para os alunos, que realizaram pesquisas e tiveram contato com profissionais especializados em diversas áreas de atuação”, comenta a docente.

A aluna Ana Carolina Bocato recebeu com surpresa e felicidade a notícia do excelente desempenho da instituição no prêmio. “Ficamos muito orgulhosos com o resultado e animados para o próximo projeto, pois nos mostrou que todo nosso esforço valeu a pena. Somos extremamente gratos pela oportunidade que o colégio nos deu, principalmente aos professores envolvidos”, assegura Ana.

Já a estudante Maria Luiza Tomazoni revela que as semanas que antecederam a premiação foram intensas e de muito aprendizado. “Tivemos oportunidade de ter contato com muitos profissionais e áreas que não tínhamos conhecimento, além disso, exercitamos nosso trabalho em equipe. Estou muito feliz por termos alcançado o segundo lugar em uma competição nacional”, comemora.

Premiação

Além do troféu, o Colégio Unifebe recebeu como premiação a quantia de R$ 10 mil, que serão revertidos para a implementação de um laboratório com foco na metodologia Steam, baseada em projetos, e com o aprendizado sendo realizado por meio de ferramentas práticas.

Nela, é possível integrar os conceitos das cinco áreas do conhecimento (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) por meio da transdisciplinaridade, ou seja, todas essas disciplinas são avaliadas de forma conjunta.

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo