Colégio Unifebe conquista 2º lugar no prêmio Liga Steam 2022
Projetos criados por estudantes tiveram como foco desenvolver ações sustentáveis
Projetos criados por estudantes tiveram como foco desenvolver ações sustentáveis
O Colégio Unifebe conquistou a 2ª colocação entre mais de 900 instituições de ensino de todas as regiões do país no prêmio Liga Steam 2022, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade.
A cerimônia de premiação da iniciativa foi realizada na última segunda-feira, 21, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Na ocasião, representaram o colégio o diretor Leonardo Ristow e os professores Heitor Paloschi, Jéssica Leme Cano e Simone Sobiecziak, responsáveis pelos trabalhos dos alunos envolvidos no projeto.
Além deles, também auxiliou os trabalhos desenvolvidos a professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da Unifebe.
Foi realizado, com as turmas do 2º ano, um trabalho que visa melhorar a sustentabilidade ambiental em Brusque.
Foram analisados dados qualitativos e quantitativos para identificar os principais problemas ambientais do município, tendo em vista que a região do Vale do Itajaí é um dos polos têxteis e de vestuário no país e possui um alto número de indústrias e, consequentemente, de problemas ambientais.
Alunos e professores, propuseram soluções para a diminuição de fatores que comprometem a sustentabilidade do município e desenvolveram protótipos de equipamentos que minimizem os impactos ambientais em Brusque.
De acordo com o diretor Leonardo, a premiação evidencia o quanto o Colégio Unifebe é comprometido com métodos pedagógicos inovadores.
“Esse projeto fez com que os alunos desenvolvessem competências para o mercado de trabalho, já que foram abordadas várias áreas do conhecimento e isso é um diferencial. Os estudantes foram protagonistas de tudo que foi realizado, sob a orientação dos professores. A participação no prêmio Liga Steam tornou-os mais dinâmicos e preparados para pôr em prática conceitos trabalhados em sala de aula”, analisa.
A professora Jéssica considera que o resultado reconhece todo esforço e comprometimento dos estudantes no projeto. “Estamos muito satisfeitos com esse prêmio e com os trabalhos desenvolvidos. Foi uma experiência enriquecedora para os alunos, que realizaram pesquisas e tiveram contato com profissionais especializados em diversas áreas de atuação”, comenta a docente.
A aluna Ana Carolina Bocato recebeu com surpresa e felicidade a notícia do excelente desempenho da instituição no prêmio. “Ficamos muito orgulhosos com o resultado e animados para o próximo projeto, pois nos mostrou que todo nosso esforço valeu a pena. Somos extremamente gratos pela oportunidade que o colégio nos deu, principalmente aos professores envolvidos”, assegura Ana.
Já a estudante Maria Luiza Tomazoni revela que as semanas que antecederam a premiação foram intensas e de muito aprendizado. “Tivemos oportunidade de ter contato com muitos profissionais e áreas que não tínhamos conhecimento, além disso, exercitamos nosso trabalho em equipe. Estou muito feliz por termos alcançado o segundo lugar em uma competição nacional”, comemora.
Além do troféu, o Colégio Unifebe recebeu como premiação a quantia de R$ 10 mil, que serão revertidos para a implementação de um laboratório com foco na metodologia Steam, baseada em projetos, e com o aprendizado sendo realizado por meio de ferramentas práticas.
Nela, é possível integrar os conceitos das cinco áreas do conhecimento (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) por meio da transdisciplinaridade, ou seja, todas essas disciplinas são avaliadas de forma conjunta.
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos