Coleta do Censo 2022 em Brusque deve ser finalizada em fevereiro
Equipe de recenseadores já percorreu todos os bairros do município, mas deve retornar em alguns setores para ajustes finais
Equipe de recenseadores já percorreu todos os bairros do município, mas deve retornar em alguns setores para ajustes finais
A coleta de dados para o Censo 2022, feita pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), deve ser finalizada em fevereiro, em Brusque.
De acordo com o coordenador de área do Censo Demográfico no município, Jonathan Bernardi, a expectativa é concluir a coleta e a supervisão dos trabalhos até meados do mês. “Mas isso depende também de estratégias estaduais, então novas demandas podem surgir”, ressalta.
Jonathan salienta que o trabalho de coleta está adiantado e que, de modo geral, todos os bairros já foram percorridos pelos recenseadores. Ele explica que a equipe atua por setores, que ficam distribuídos em mais de um bairro. Da mesma forma, há setores sendo supervisionados em vários bairros.
“Hoje, possuímos menos de 5% de setores em andamento, com os demais já tendo passado pela etapa de coleta. Apesar do trabalho inicial estar concluído, também estamos realizando conferências no trabalho realizado. Então a população ainda pode receber a visita de recenseadores ou de supervisores do IBGE”, conta.
Ou seja, agora o IBGE atua para reabrir alguns setores para ajustes. Portanto, deverá ser feita a coleta onde há mais questionários não preenchidos.
Neste sentido, ele reforça o apelo aos que suspeitarem não terem sido recenseados que entrem em contato com o IBGE pelo número 137, o Disque-Censo. A ligação é gratuita, disponível todos os dias das 8h às 21h30.
Por meio do Disque-Censo, o IBGE faz um atendimento centralizado em uma central telefônica nacional. Ela realiza uma triagem dos contatos e, nos casos em que a pessoa realmente não tiver respondido a pesquisa, a central gera um chamado para que a equipe entre em contato localmente com o morador.
“É comum que outro morador já tenha respondido ao questionário e a pessoa nem ter ficado sabendo, até pelo fato do questionário geralmente ser bem rápido, mas é sempre bom tirar a dúvida. E caso se confirme a falha na cobertura, o quanto antes entraremos em contato com a pessoa para realizar a coleta”, explica.
O coordenador explica que, após o encerramento da coleta em um setor, os supervisores visitam novamente diversos domicílios. O retorno deles às residências é para fazer a conferência dos dados coletados pelo recenseador.
“Também estamos reabrindo e verificando setores com certos indicadores, a fim de corrigir qualquer problema que tenha ocorrido na coleta, se for o caso. Estamos utilizando ferramentas de georreferenciamento para garantir que todos os domicílios tenham sido registrados, inclusive na área rural”, detalha.
É neste momento, conforme Jonathan, que o IBGE procura identificar qualquer pessoa que eventualmente não tenha sido recenseada. Formas de lidar com esse problema são por meio de parcerias no município e com a disponibilização do telefone 137.
Ainda, segundo Jonathan, em algumas áreas de Brusque, a população tem recebido os recenseadores com mais facilidade. Porém, em outras, são registradas dificuldades, principalmente para encontrar os moradores e para acessar aos prédios, além de alguns casos pontuais de recusas.
“Por isso, sempre procuramos reforçar a importância do Censo, que além de trazer dados para o planejamento público e privado dos próximos anos, também é responsável por definir a partilha dos recursos federais – definida por faixas de habitantes – o que pode refletir diretamente nos serviços públicos à disposição da população do município”, finaliza.
Em dezembro do último ano, o IBGE divulgou uma prévia da pesquisa do Censo Demográfico 2022. Em Brusque, o número é de 141.676 habitantes. A cidade fica na frente de Balneário Camboriú, que teve 140.036. Nas projeções anteriores, Balneário aparecia com mais habitantes que Brusque.
A prévia da pesquisa mostrou ainda que Guabiruba ficou na marca de 24.578 habitantes. Botuverá aparece com 5.368 habitantes. Maior cidade de Santa Catarina, Joinville tem 617.979 habitantes.
Os números devem mudar até o fim das coletas e tabulações de dados. A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril.