Coligação de Paulinho Sestrem pede impugnação da candidatura de Ciro Roza
Este é o segundo pedido para que a Justiça rejeite a inscrição do candidato na urna
Este é o segundo pedido para que a Justiça rejeite a inscrição do candidato na urna
A coligação Brusque Merece Mais, capitaneada pelo candidato a prefeito Paulinho Sestrem (Republicanos), solicitou à Justiça Eleitoral que seja impugnada a candidatura do ex-prefeito Ciro Roza (Podemos).
O pedido de impugnação foi apresentado nesta sexta-feira, 2. No documento, a coligação alega que há contra Roza condenação transitada em julgado em junho de 2018, relativa à sentença que o condenou a inabilitação para exercício de cargo ou função pública por cinco anos.
Na prática, segundo a coligação de Sestrem, isso significaria que Ciro Roza estaria inabilitado para ocupar cargo público até 2023.
Além disso, a ação de impugnação alega que há outros dois processos em que Roza foi condenado por improbidade administrativa em segundo grau, ou seja, por órgão colegiado, o que é um dos itens que, em tese, geram inabilitação para ser eleito.
A ação ainda cita julgamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e do Tribunal de Contas da União (TCU) em que Roza teve contas julgadas irregulares – outro fator potencialmente gerador de inelegibilidade.
Esse foi o segundo pedido para que a inscrição do nome de Ciro Roza seja rejeitada. O primeiro foi protocolado na quinta-feira, 1º, pelo Ministério Público de Santa Catarina.