X
X

Buscar

Colunista do jornal O Município, André Groh será homenageado na Câmara de Vereadores de Brusque

Comenda do Comunicador Social será entregue pelo período de atuação no jornal O Município

O colunista do jornal O Município, André Groh, será homenageado na Câmara de Vereadores de Brusque. Ele receberá uma comenda do Comunicador Social pelos dez anos de atuação nas páginas do jornal O Município.

A proposição é do vereador Cassiano Tavares, o Cacá. A homenagem ocorre na terça-feira, 23, a partir das 17h.

Trajetória no jornal

André iniciou a carreira no jornal O Município em 2012 no setor de telemarketing. Ele buscava por um emprego e encontrou a vaga na edição impressa do periódico. “Era um período difícil de vender. Todo mundo estava exausto de atender esse tipo de ligação. A assinatura do jornal acontecia, mas era um desafio atingir a meta”, relembra.

Ele atuou na função até 2013, quando foi promovido para recepção, com mais atendimentos pessoais trabalhando na comercialização de anúncios e classificados, além de produzir a Página do Leitor e o antigo Correio Infantil.

Passou a escrever O Município na História e a coluna Variedades. Cada vez mais atento, André se aperfeiçoou, aceitou desafios e evoluiu. No final de 2013, com o Variedades, ele se inseriu no circuito cultural de Brusque. “Os artistas começaram a entrar em contato e eu comecei a buscar por eles também, para repercutir o trabalho”, diz.

O blog iniciou em 2015 e logo virou uma coluna. Em algum tempo, a coluna Variedades passou a contar com o nome dele e, mais tarde, a coluna Olhar também.

No final de fevereiro de 2016, ele assumiu a Olhar, publicada em uma página nas sextas-feiras. Em 1° de abril, a coluna trocou de nome e nasceu a Viva, com uma página nas terças e sextas. Depois de alguns meses, com demanda comercial, passou a ser página dupla. Em janeiro de 2020, a Viva se transformou em coluna André Groh.

Reconhecimento e crescimento

Com o sucesso ao longo dos sete anos, a coluna trouxe entrevistas com nomes marcantes como Sabrina Sato, Didi Wagner, Carpinejar, Adriane Galisteu, Glória Coelho, Arthur Aguiar, Roberto Justus, Chris Flores, Carlos Bertolazzi, Beca Milano e Celso Portiolli. As ocasiões foram proporcionadas em eventos de empresas locais, como a própria Havan, a Colcci e o River Mall.

A transição do empresário Luciano Hang de uma vida discreta para uma personalidade nacionalmente conhecida também foi observada de perto pelo colunista. “Eu acompanhei todo esse movimento dele. Tomou outras proporções, muito maiores do que há sete anos”, diz.

Na coluna Viva, ele recorda de quando apurou e publicou sobre a compra da aeronave Bombardier Global 6000 pelo empresário, em maio de 2019. Na época, era avaliada em 62 milhões de dólares (R$248 milhões). “Ligue para Deus e o mundo para descobrir informações e depois vários sites replicaram”, conta.

No dia 3 de junho de 2021, o colunista se mudou para São Paulo, onde criou a Growth Global, uma agência especializada em relacionamento, marketing de experiência e influência e gestão de crise.

Para André, a coluna social representa o cotidiano dentro de uma editoria e ele observa mudanças nos últimos anos. “A curiosidade das pessoas em saber o que as outras estão fazendo mudou, porque é mais fácil acompanhar elas nas redes sociais”, explica.

“Quem vai para a coluna social hoje, mais do que nunca, são pessoas que fazem algo que mereça esse destaque. Isso nunca foi ligado a poder social, aquisitivo ou sobrenome, mas sim a essência dela no cotidiano. A coluna social é aberta para todos”, reflete.