X
X

Buscar

Com 52 focos, Brusque terá força-tarefa contra o Aedes aegypti

Vigilância em Saúde promove ações na segunda e na quarta-feira

Na próxima semana, acontecerá uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovida pela Vigilância em Saúde. Toda a população que tem interesse em ser voluntária na luta contra a infestação de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus – transmitidas pelo mosquito – podem participar de uma reunião que acontecerá na segunda-feira, 14, às 19 horas, na sede do Centro Comunitário, do bairro Santa Terezinha.

Segundo a diretora do órgão, Clotilde Imianowsky, o local escolhido para a reunião é porque 70% dos focos estão localizados nos bairros Santa Terezinha, Santa Rita e Nova Brasília. “O primeiro encontro será na rua Dorval Luz, no bairro Santa Terezinha, por ser um ponto de fácil acesso para todos. Nosso principal objetivo é chamar a atenção e contar com a participação de toda população, para fiscalização e, principalmente, a prevenção.”.

De acordo com a coordenadora do programa de Controle da Dengue em Brusque, Fernanda Lippert, o objetivo da ação é unir forças com a comunidade já que o número de focos do mosquito no município chegou a 52. “Essa é a hora de chamar a população e unirmos forças. O encontro será para tirar todas as dúvidas sobre o mosquito e as novas doenças transmitidas por ele. Queremos divulgar nossas ações e orientar a população para que todos nos ajudem”, diz.

Uma das ações que devem ser propostas no encontro é a formação de grupos voluntários para atenção no período de férias coletivas, já que uma grande quantidade de pessoas viaja para o litoral. Cada turma ficará responsável por uma área, fazendo a limpeza dos locais e mobilizando a vizinhança. ” Não viaje sem antes eliminar qualquer possibilidade de água parada, visto que houve um excesso de chuva na região. O Verão está chegando e há uma facilidade de reprodução do mosquito”, ressalta.

Outra reunião está marcada para quarta-feira, 16, na Uvel Veículos, localizada rodovia Antônio Heil. “Ali queremos reunir a população dos bairros Limoeiro, Emma II, Planalto para formar uma barreira contra o mosquito, já que são áreas próximas da divisa com Itajaí”.

Os interessados em contribuir com a força-tarefa voluntária devem confirmar sua participação por meio dos telefones 3251-6000, 3396-8041, 9999-0046 ou 9675-4349. As empresas que puderem doar luvas ou sacos plásticos para a limpeza, podem entregar na sede da Vigilância em Saúde, na rua Pastor Sandresky, no Centro.
Quem souber de locais que apresentam riscos de desenvolver o foco do mosquito devem eliminar a água parada do local ou denunciar para os agentes da Vigilância. “É um assunto de utilidade pública, que as pessoas precisam estar mais atentas e fazer a sua parte. Se cada um eliminar os criadouros, podemos evitar dengue, chikungunya e Zika vírus. Vamos ficar alertas”, salienta Lippert.