X
X

Buscar

Com apoio de família brusquense, SC Transplantes registra recorde de doações de órgãos em fevereiro

Órgãos contabilizou 23 doações no período, com uso de helicóptero cedido pelo governador

Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2019, o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período. Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações. Os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada.

O resultado coincide com a destinação do helicóptero de uso exclusivo do governador para o transporte de órgãos e tecidos. A ação foi fruto de um convênio assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 6 de fevereiro.

Veja também:
Jornal O Município bate recorde de audiência e ultrapassa 1,5 milhão de acessos em fevereiro

Unifebe firma convênio com governo do estado para doação de corpos não reclamados no IML 

Brusquense customiza moto Gold Wing com roda 350mm e torna exemplar único no mundo 

Desde então, a aeronave foi utilizada em três oportunidades. A primeira foi em Brusque, no dia 8. O coração de um brusquense salvou uma vida em Blumenau. O procedimento de retirada, chamado de explante, foi realizado no dia 8, no Hospital Azambuja.

O órgão foi doado pela família de Daniel Claudemiro Raspe, que faleceu após cair de uma altura de 4 metros.  Os familiares doaram, ao todo, oito órgãos.

Segundo Joel de Andrede, coordenador da SC Transplantes, o helicóptero foi fundamental para que o paciente blumenauense sobrevivesse. “Nos transplantes de coração e pulmão, a utilização de aeronave é importante para viabilizar o enxerto e permitir o procedimento na maior velocidade possível. Para um coração, entre parar e voltar a bater, são permitidas seis horas. A gente já contava com bom apoio de logística em Santa Catarina e agora veio mais este presente”.

A doação de órgãos em Santa Catarina tem registrando resultados expressivos. O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos.

Veja também:
Finalização da UPA 24 horas de Brusque depende de autorização da União 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

A importância da hidratação nas corridas longas