Com atraso na distribuição de medicamentos em Brusque, Secretaria de Saúde orienta pacientes a aguardar
Repasse dos remédios para tratamento de doenças crônicas e raras é feito pelo governo do estado
A distribuição dos medicamentos da Farmácia Excepcional ainda não está normalizada. A diretora de atenção farmacêutica da Prefeitura de Brusque, Patrícia Sassi Bernardi, destaca que os medicamentos estão chegando aos poucos, mas ainda há muitos em falta.
“A equipe trabalha na tentativa do município de buscar alguns medicamentos diretamente na empresa, mas ainda não tivemos autorização”, diz.
De acordo com ela, a orientação para os pacientes que dependem desses medicamentos para tratar doenças crônicas ou raras, é esperar. “Estamos preocupados, nossa equipe está trabalhando com empenho para resolver essa situação. Ressalto que é algo que não está sob o nosso controle. É dever do Estado, a gente só distribui”.
Na semana passada, a Farmácia Excepcional informou o atraso na distribuição dos medicamentos pelo governo estadual. A demora no repasse acontece devido a mudança na empresa de logística do estado.
Em Brusque, em torno de 3 mil pacientes retiram medicamentos considerados de alto custo para tratar doenças crônicas ou raras todos os meses. A remessa de maio, que estava prevista para chegar dia 4, ainda não foi repassada totalmente para o município.
Pacientes com diabetes, artrite reumatoide, artrite psoríase, doença de Crohn, anemia renal, esclerose múltipla, acne grave, transtorno esquizoafetivo, transtorno afetivo bipolar, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, retocolite ulcerativa, epilepsia, miastenia gravis, púrpura thrombocitopenica, transplante renal, espasticidade e com deficiência do hormônio do crescimento, são alguns que ainda não receberam seus medicamentos mensais.