X
X

Buscar

Com aulas em sete bairros, EJA de Brusque está com matrículas abertas

Interessados em se matricular devem ter no mínimo 15 anos

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Brusque está com matrículas aberturas para turmas desde a alfabetização até o nono ano do Ensino Fundamental. Interessados devem procurar a sede do EJA, na Arena Brusque, até esta quinta-feira, 26, ou na segunda-feira, 30, das 13h às 21h.

As aulas deste semestre começam no dia 31. São ministradas de segunda a quinta-feira, no período noturno, em sete bairros: Paquetá, Zantão, Cedro Alto, Volta Grande, Nova Brasília (na Secretaria de Obras), Bateas e Steffen.

Leia também:
Salário do prefeito de Brusque está entre os maiores de Santa Catarina

Idosa abandonada morará definitivamente com amiga de Tijucas

Os interessados em se matricular devem ter no mínimo 15 anos. Caso for menor de idade, deverá estar acompanhado de um maior de idade responsável.

A lista de documento que devem ser levados no ato da matrícula são: histórico escolar, uma foto 3×4, carteira de identidade e comprovante de residência.

O professor Alcino Muller explica que no EJA cada ano letivo é feito em seis meses. Então, se faltam quatro anos para terminar o Fundamental, tudo pode ser feito em dois anos. É uma oportunidade para quem não tem os estudos completos conseguir tê-los em menos tempo.

Uma facilidade para quem quer voltar a estudar é que o estudante do EJA tem direito ao transporte gratuito.

Demanda crescente
A quantidade de alunos no Ensino de Jovens e Adultos cresceu aproximadamente 30% do ano passado para 2018, segundo o professor Alcino. Boa parte é de migrantes em busca de qualificação.

Alcino conta que muitas pessoas que procuram o EJA não têm estudos e sentem a necessidade de voltar aos bancos escolares quando vão em busca de emprego.

Leia também:
Estiagem prolongada afeta abastecimento de água do Samae

Prefeitura de Brusque implantará 0800 para cancelar e confirmar consultas médicas

Com anos de experiência em sala de aula, o professor diz que alguns de seus alunos não só terminaram o Ensino Fundamental. “Tem alunos meus que fizeram a faculdade”, afirma Alcino.

O professor avalia que o mais difícil é o início. Depois que começa, o aluno tem boa chance de alcançar o objetivo de terminar os estudos.

O perfil das turmas é bastante variado, por isso qualquer um, a partir dos 15 anos, pode se inscrever.

Como se matricular
Levar histórico escolar, carteira de identidade e comprovante de residência no EJA, que fica na Arena Brusque.