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Com avanço da Covid-19, órgãos da Prefeitura de Brusque passam a limitar atendimento; confira lista

Em várias áreas, servidores estão trabalhando em regime de home office

Com o crescimento do contágio por Covid-19 em Brusque, há algumas semanas a prefeitura vem aumentando novamente os trabalhos de home office em vários setores para preservar a saúde dos servidores.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Rodrigo Cesari, a estratégia da prefeitura não tem a ver exclusivamente com casos confirmados de Covid-19 em determinado setor, mas serve de medida preventiva. Isso porque alguns locais tiveram servidores contaminados e foram desinfetados, mas nem todos suspenderam o atendimento.

A sede administrativa da prefeitura, por exemplo, continua a atender quase que 100% presencialmente, no entanto, alguns órgãos já encerraram total ou parcialmente as atividades presenciais.

A possibilidade dos casos de contaminação de servidores aumentarem e a alguns setores ficarem sem mão de obra também assusta o governo e, por isso, foi determinada a redução de circulação de pessoal em alguns órgãos.

“Na Saúde, temos hoje 51 funcionários afastados no momento por Covid-19. Se a gente manter esses profissionais expostos neste momentos, as baixas serão maior ainda, porque, se manter essa pegada, vamos ficar sem mão-de-obra. Em todos os setores, o objetivo é evitar o atendimento presencial quando possível para evitar a contaminação e uma baixa maior no número de funcionários”

Cesari afirma que a Secretaria de Saúde encaminhou ofício ao setor de Recursos Humanos da prefeitura informando que fará trabalho home office para todos os profissionais da área que não desempenham funções que afetam diretamente à população, como em setores de sistemas e burocracias.

“Em âmbito nacional, a recomendação do trabalho home office está evidenciada para todos os trabalhadores, independente da natureza do vínculo, através de portaria e decreto. É evidente que, quando possível, os servidores públicos, devem exercer suas atribuições de forma remota, sem haver a necessidade de se expor diariamente ao vírus”, ressalta a diretora de Recursos Humanos, Anelise Nagel Ketzer de Souza.

Essa orientação ganhou força nesta semana, quando diversos órgãos passaram a privilegiar o home office. Um dos primeiros casos foi da Secretaria de Obras, que suspendeu atendimento presencial no dia 16.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) está com equipe trabalhando em home office e atendimentos devem ser agendado por telefone ou e-mail (47) 3355-6193 ou pelo e-mail fundema@brusque.sc.gov.br. O licenciamento ambiental de empresas será realizado às terças-feiras em atendimento presencial pré-agendado. Já para vistorias, licenciamento ambiental de terraplenagem e supressão de vegetação, os atendimentos presenciais serão feitos às quartas-feiras.

O Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) está atendendo demandas em em sistema home office, disponibilizando serviço de protocolos on-line. Os atendimentos aos profissionais pela equipe técnica são realizados presencialmente, nas terças e quintas-feiras.

A Vigilância Sanitária também está realizando serviços de forma on-line, assim como o Conselho Tutelar, onde os funcionários estão atendendo todas as demandas de casa, inclusive com plantão no final de semana. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) também suspendeu o atendimento presencial por sete dias e atende pelos canais digitais.

Já os trabalho no Procon foram suspensos por 14 dias na última semana após servidores apresentarem sintomas de Covid-19. O atendimento normal deve ser retomado no dia 28. Todas as audiências foram suspensas no período, enquanto demandas específicas estão sendo atendidas no e-mail procon@brusque.sc.gov.br ou no telefone (47) 9 98873-1963.