Com classificação garantida, Jerson Testoni avisa: “não podemos relaxar”
Técnico do Brusque fala sobre momento da equipe, goleiros e a alternativa com Alex Ruan
O Brusque foi a segunda equipe a garantir uma vaga às quartas de final do Campeonato Catarinense, mas nem por isso irá tirar o pé nas últimas duas rodadas. O técnico Jerson Testoni promete força máxima contra o Joinville, em partida que começa às 16h deste domingo, 18, na Arena Joinville.
“Todo jogo a gente quer vencer. Então a gente não pode relaxar. Aconteceu isto na Série C e a gente passou muito trabalho. E a gente que trabalha com futebol sabe que quando não se tem o resultado positivo, as coisas mudam muito rápido. Então a gente tem que estar preparado para fazer um grande jogo contra o Joinville.”
O técnico quadricolor destaca que, diferentemente de 2020, não haverá disputas de pênaltis no mata-mata. Caso haja empate no placar agregado, seguirá adiante na competição a equipe mandante do segundo jogo, ou seja, a de melhor campanha. Portanto, terminar a primeira fase com o melhor desempenho possível é fundamental para os planos do treinador.
“Então vamos lutar muito para buscar este primeiro lugar. A gente tem dois jogos ainda e vai tentar fazer o melhor em busca destes pontos, para entrarmos muito fortes na fase decisiva”, completa.
Alternativa
Lateral-esquerdo de ofício, Alex Ruan já foi titular em quatro partidas na temporada atuando como ponta, geralmente do lado direito, mas por vezes trocando de lado com Maurício Garcez. A alternativa tem agradado o Jerson Testoni, que tem o jogador fazendo uma função mais de apoio do que de ataque, jogando quase como um segundo meia.
“A gente vai adaptando diariamente nos treinamentos também. Hoje temos um lado mais forte, mais agressivo na parte individual ofensiva, que é o Garcez. Do outro, estamos compensando com um jogador de beirada de flutuação. Um lateral-esquerdo utilizado do lado direito com o pé trocado. Às vezes mais pelo lado do campo, às vezes mais por dentro para ter superioridade numérica que pode dar uma vantagem.”
“Ele vem desempenhando muito bem nos jogos. Tem me agradado muito e vamos dar continuidade nesta função a ele”, conclui.
Em sete jogos na temporada, Alex Ruan já sofreu dois pênaltis: um contra o Avaí, convertido por Thiago Alagoano, e outro contra o Hercílio Luz, desperdiçado pelo Reizinho.
Goleiros
Ruan Carneiro havia assumido a titularidade durante a campanha da Série C, mas após uma lesão no tornozelo neste início de temporada 2021, Dalberson tem roubado a cena, fazendo uma substituição em grande nível, comparável ao que vinha apresentando o camisa 21. Os dois goleiros têm cinco jogos cada na temporada, mas a princípio, Dalberson deverá continuar sendo a primeira opção.
“A gente tem três goleiros muito competitivos, com muita qualidade. Não só o Dalberson e o Ruan, mas também o Zé Carlos. Tem muita qualidade, um atleta em quem confio muito, já fez muito pelo clube. É um ídolo, na verdade. Então a gente vai seguindo. O Dalberson vem numa sequência de cinco jogos. Devemos mantê-lo novamente. E vamos ver jogo a jogo. O Dalberson vem respondendo, como o Ruan deu uma resposta muito boa na Série C, como o Zé Carlos em toda sua passagem pelo Brusque. Para o próximo jogo, deve permanecer a sequência com o Dalberson.”
Retorno
O lateral-direito Toty retornou aos treinamentos normais após uma lesão e pode jogar já neste domingo, 18, contra o Joinville. A principal dúvida de Jerson Testoni é entre ele e Edílson, que também voltou de lesão e fez boa partida contra o Hercílio Luz no sábado, 10.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube