Com consultas on-line, telemedicina é regulamentada na rede pública em Brusque
Programa Viva Bem Telemedicina deve iniciar com atendimentos em novembro
Na tarde desta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Brusque regulamentou a telemedicina no município, com a assinatura do decreto 9.634. Na ocasião, foi lançado o programa Viva Bem Telemedicina, que deve iniciar com atendimentos via on-line em novembro.
A assinatura contou com a presença do prefeito André Vechi, do vice, Deco Batisti, da secretária de Saúde, Thayse Rosa, do diretor-geral de saúde, Victor Marcelino de Almeida Sardo, e do presidente da Câmara, Cacá Tavares.
A secretária explica que a regulamentação é importante para dar acesso às pessoas que estão há mais de dois anos para fechar um diagnóstico ou para ter um exame analisado por um especialista.
Conforme a gestão, a iniciativa vem para contribuir com o desafio de, até final do próximo ano quer, zera a fila de consultas e exames. Atualmente, a fila de atendimento no município é de mais de 40 mil procedimentos.
“A gente pode dizer que a saúde está colapsada quando olhamos para uma fila como essa, reprimida, de pessoas esperando por exames e consultas por especialista. O programa, com apoio da equipe técnica, visou dar celeridade e respeitar os critérios do Sistema Único de Saúde”, comenta Thayse.
Assim, o atendimento será de especialidades médicas, não cirúrgicas, por meio de tablet, celular ou computador. “O cidadão possa ter um contato direto com um médico, que muitas vezes não temos para atender por falta dessa demanda na rede municipal, contratado pelo município”, explica o prefeito.
“É um sistema inovador, que conta com apoio da tecnologia, que aumenta o rol de médicos que atendem o município de Brusque, exponencialmente. A gente triplicará o número de especialistas, pois eles podem atender a população de Brusque de vários estados ou municípios”, complementa a secretária.
Thayse ressalta que o município tem um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi). “Existem já empresas, por consórcios, que não precisam ser licitadas, com um rol bem grande de profissionais para atender os municípios”, aponta.
“O atendimento será por contratação de serviços. Hoje, temos um valor de emenda, inclusive, que começaremos a utilizar para a contração destas consultas para dar vazão, principalmente, neste final do ano”, completa.
Atendimentos por telemedicina
Para os pacientes que não tenham familiaridade com a telemedicina, será disponibilizado um espaço na Policlínica. Ou seja, será uma sala com estrutura de televisão, câmera e um profissional para dar um suporte no atendimento.
O prefeito explica que o paciente será chamado para esse atendimento. Caso tiver interesse, será repassado um link para o atendimento e dada a opção de a consulta ser feita no espaço na Policlínica, ou onde o paciente desejar.
“A gente tem a intenção de ampliar o atendimento para a análise de exames. É claro que a gente não vai deixar de continuar avançando no atendimento presencial. Essa solução vem para complementar e trazer um a higienização dessa fila. Será respeitada a fila do SUS”, reforça André Vechi.
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