Com destaque para tecnologia, Secretaria de Educação de Brusque projeta ações para 2023

Pasta define último ano como transformador para a área digital nas escolas do município

Com destaque para tecnologia, Secretaria de Educação de Brusque projeta ações para 2023

Pasta define último ano como transformador para a área digital nas escolas do município

Após um ano marcado pela prática tecnológica nas escolas, a Secretaria de Educação de Brusque projeta as ações para 2023. Conforme a secretária da pasta, Eliani Buemo, as expectativas para o ano são boas e aponta que os novos governos, tant  o federal quanto estadual, iniciam os mandatos com várias perspectivas.

Em relação ao governo federal, a secretária cita a sanção da Lei 14533/2023 que trata da Política Nacional de Educação Digital. A lei, segundo ela, remete a elaboração de um regime de colaboração entre entes federados.

“Ou seja, recursos que permitam a virada de chave. Embora, em Brusque, a rede municipal de ensino já tem uma política de educação digital por meio do uso dos notebooks, chromebooks, telas interativas, Laboratórios de Itinerantes de Robótica Educacional (Lires), Formação Continuada para os Profissionais da Educação na área da Educação Tecnológica, Implementação das Metodologias Ativas e várias outras ações que são implementadas por meio de projetos. Sabemos as dificuldades orçamentárias para realizar os projetos”, pontua.

Quanto ao governo estadual, Eliani acredita que as discussões estarão voltadas para a reorganização do ensino fundamental. “O fato da secretária-adjunta da Educação recém nomeada ter uma grande experiência na gestão municipal nos remete a boas expectativas”, conta, referindo-se a Patrícia Lueders.

Um dos projetos a ser entregue no início deste ano pelo município é o espaço denominado Sala Maker na Arena Multiuso. Eliani conta que o espaço será um lugar de referência para os profissionais que atuam junto aos Lires, além de ser um local para criação e compartilhamento de soluções tecnológicas.

Ainda, para o ano, Eliani comenta que o município realizará a entrega de uma nova unidade de Educação Infantil na comunidade do Emma II, que passará a atender aproximadamente 250 crianças por meio de novas vagas. Também será reaberta a unidade do Raio de Sol II, na rua Nova Trento, que atenderá 160 crianças.

A secretária salienta que o atendimento no espaço do Museu de Azambuja permanecerá em 2023, o que totaliza na localidade, com o CEI Benta Vanolli, 479 vagas ofertadas em 2023.

Para o ano, a Secretaria de Educação também atua na formulação de dois projetos a serem apresentados. O primeiro é o projeto de leitura que, segundo Eliani, visa tornar os ambientes escolares atrativos para leitura. A iniciativa também inclui a aquisição de livros de literatura infantil e infanto juvenil.

Outro é o projeto piloto de Tempo Integral. A secretária explica que, hoje, a rede oferece atividades em contraturno por meio do projeto Aprende + Brusque e, em algumas, unidades têm atividades relacionadas à tecnologia. “Estamos desenhando ambos os projetos e assim que estiverem prontos serão apresentados ao prefeito Ari e posteriormente a todas as unidades escolares”, adianta.

Efeitos de 2022

Eliani destaca que, em 2022, a secretaria realizou diversas ações inovadoras. “Podemos afirmar que foi um ano de muitos desafios, contudo, de muitas conquistas”, inicia.

De acordo com Eliani, também estão à disposição dos alunos nas escolas de ensino fundamental 41 telas interativas, 246 projetores multimídias e 2.520 chromebooks para alunos, sendo que cada professor recebeu um chromebook para estudos e planejamento das aulas.

“A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito discutida. Aos poucos, as escolas estão utilizando a tecnologia a favor da aprendizagem. As estratégias utilizadas no ambiente escolar são baseadas nas tecnologias digitais, que trazem práticas inovadoras, que facilitam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem”, aponta.

A secretária salienta a parceria Google for Education e os Lires como divisores de água na história da educação pública municipal de Brusque.

“Sem contar com o excelente trabalho prestado por todos os profissionais de educação, que com competência e comprometimento, permitiram que o prefeito Ari recebesse dois prêmios que referendam a qualidade da educação da Rede Municipal”, pontua, ao falar do Prêmio Prefeito Inovador, no evento das Cidades Inteligentes, e o Band Cidades Excelentes.

Premiações

Ela também ressalta os prêmios recebidos pela Escola de Ensino Fundamental Dr. Carlos Moritz, onde o diretor Thiago Alessandro Spiess conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educbank, em São Paulo, sobre Liderança Pedagógica e Qualidade na Educação na categoria Inovação nas escolas e suas tecnologias

Além disso, o CMEI Vó Rosa Dallago ficou entre as três finalistas na categoria Formação de Professor na mesma premiação. O case da unidade será registrado em um artigo científico a ser publicado e a diretora Simone Alice Régis e a coordenadora pedagógica Joneli Gionara Fernandes Oliani serão convidadas para serem formadoras do Instituto Educbank.

“A importância da participação e das classificações alcançadas, dentre 200 projetos inscritos, dá visibilidade nacional às boas práticas existentes na rede municipal. Os resultados por certo incentivam os profissionais da educação a cada vez mais registrarem os resultados das ações realizadas no trabalho cotidiano”, diz. “Em 2023 seguimos com novos e antigos desafios e esperamos e acreditamos em novas conquistas”, completa.

Aprende + Brusque

O projeto Aprende + Brusque é uma ferramenta de inserção social que oportuniza a recuperação das aprendizagens não consolidadas, priorizando ações qualitativas na educação, com foco no letramento em leitura e escrita e raciocínio lógico matemático.

Em 2022, foram atendidos 2.776 alunos, do 2º ao 9º do Ensino Fundamental. As turmas do projeto são contempladas no contraturno escolar em espaços que se encontram ociosos e a formação das turmas acontece conforme o nível de aprendizagem dos alunos e ou por ano/série.

Para 2023, a secretária afirma que a gestão levará o projeto adiante, com a expectativa de atender todos os alunos que necessitarem da intervenção, sempre no contraturno escolar.

* Colaborou Eliz Haacke.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo