Com eleições, jornal O Município bate recorde com 6,4 milhões de acessos em novembro
Audiência de 2020 dobrou em relação ao ano anterior, com quase 50 milhões de visualizações
Audiência de 2020 dobrou em relação ao ano anterior, com quase 50 milhões de visualizações
Em novembro, o jornal O Município bateu seu recorde histórico de audiência. Em 30 dias, foram 6,4 milhões de visualizações em omunicipio.com.br, o que reforça a liderança absoluta na região, de acordo com o Google Analytics.
No último mês, a cobertura das eleições municipais foi o que impulsionou a audiência. O Município investiu em uma cobertura multimídia dos pleitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, levando ao eleitor todas as informações relevantes da região, com qualidade e agilidade.
Além das já tradicionais reportagens em texto, nestas eleições a equipe de O Município produziu uma série de conteúdos multiplataformas, que tiveram audiência expressiva.
Entre os destaques da cobertura, estão as sabatinas realizadas ao vivo, transmitidas no Facebook, Youtube e no portal do jornal, com todos os candidatos a prefeito de Brusque, Guabiruba e Botuverá.
As entrevistas com os candidatos dos três municípios chegaram a cerca de 100 mil visualizações apenas na versão em vídeo, já que também foram transformadas em podcasts e viraram reportagens em texto com análises e checagem das informações repassadas pelos candidatos.
Em parceria com a Associação Empresarial de Brusque (Acibr), O Município realizou o debate mais assistido de Brusque, com quase 40 mil visualizações e alto tempo de permanência média.
O evento, realizado no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb) às vésperas da eleição, movimentou o cenário político da cidade e foi uma das últimas oportunidades que os eleitores tiveram para analisar as propostas e escolherem seu candidato.
O Município e a Acibr também foram parceiros na realização do único debate entre os candidatos a prefeito de Guabiruba, direto do estúdio do jornal. Transmitido ao vivo nas redes sociais e no portal, o debate teve quase 25 mil visualizações.
Além da ampla cobertura durante a campanha, no dia da eleição, 15 de novembro, O Município atuou com força total. Foram 16 horas de cobertura, incluindo um painel multimídia atualizado em tempo real por sete jornalistas com as principais informações sobre o dia de votação, além de um programa ao vivo nas redes sociais do jornal com a apuração dos votos em Brusque e região em tempo real.
O programa apresentado pelo jornalista Alain Rezini ficou mais de seis horas no ar levando ao eleitor todas as informações da apuração e análises do ex-prefeito Danilo Moritz e do especialista em administração pública Ivo Barni. Com a maior cobertura das eleições em Brusque, o jornal atingiu em apenas 24 horas a marca histórica de 1 milhão de visualizações.
O sucesso de audiência de O Município, entretanto, não vem de hoje. Ao longo dos anos, o jornal vem ganhando cada vez mais público e se mantendo na liderança absoluta da região.
“O interesse por notícias locais cresceu em 2020 devido à pandemia da Covid-19 e às eleições municipais, mas o crescimento em grande escala é observado desde 2015, quando o jornal iniciou seu projeto de fortalecimento da audiência digital”, avalia o editor-chefe de O Município, Marcelo Reis.
De janeiro a novembro deste ano, o jornal teve média de mais de 4,5 milhões de visualizações de páginas ao mês. Ao longo de 2020, já são mais de 49,5 milhões de acessos.
“Estamos mantendo uma estabilidade impressionante desde março, com números acima de 4 milhões de visualizações de páginas, passando de 5 milhões em três meses. Com isso, dobramos a audiência em relação ao desempenho de 2019 mesmo antes do fim do ano”, destaca o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
Os números positivos são reforçados pela pesquisa realizada em outubro pelo Instituto Mapa que comprova que o jornal O Município tem o portal de notícias preferido dos moradores de Brusque. O levantamento mostra que mais da metade dos entrevistados, 53%, respondeu que acessa com mais frequência omunicipio.com.br em relação aos concorrentes, ante 15% do segundo colocado.
Os números do Instituto Mapa confirmam o desempenho apontado pelo Google Analytics, SimilarWeb, SEMrush, Alexa e outras plataformas que mensuram o tráfego de audiência, além dos dados de engajamento obtidos junto às redes sociais.
O jornal O Município também tem grande presença nas principais redes sociais, com o maior engajamento em todas as plataformas em que atua. São 108 mil seguidores no Facebook, 64 mil no Instagram, 20 mil membros nos grupos de WhatsApp e 9 mil seguidores no Twitter.
O Grupo O Município, que engloba Brusque e região, Blumenau e Joinville, também comemora bons resultados. Em novembro, o grupo bateu 11,5 milhões de visualizações, o segundo melhor desempenho da história, de acordo com o Google Analytics.