Tecnologia aliada à criatividade, programa bilíngue, e ensino prático e atual são apenas algumas das características da Escola SESI, de Brusque – que já vem se preparando para o próximo ano letivo. Com a aproximação das férias escolares, professores, profissionais da educação e instituição fazem um balanço positivo do ano e preparam o ambiente para 2024.

Um dos diferenciais da escola é o impulso que oferece aos estudantes para se tornarem os protagonistas das suas histórias, além de trazer os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir, como explica Silvana Meneghini, gerente executiva regional do SESI SENAI.

Dentro do cronograma escolar há, também, atenção ao desenvolvimento educacional dos alunos, com lousas interativas, projetores e notebooks individuais. “A Escola SESI também se destaca pelo incentivo à adoção de hábitos saudáveis, com o despertar da consciência para os cuidados com a saúde e com o meio ambiente; além dos reconhecidos torneios de robótica para o desenvolvimento de projetos inovadores e resolução de problemas cotidianos”, comenta ela.

O lado socioemocional se inclui dentro dos assuntos tratados com importância no SESI. A escola possui um programa específico para esta finalidade, no qual os professores trabalham as competências socioemocionais, além do programa de pais na escola.

No contraturno, ainda, os estudantes têm a oportunidade de participar dos clubes, que são preparatórios gratuitos para o Enem.

“O STEAM é o nosso carro-chefe. Não é somente uma metodologia, é uma fundamentação: trabalhamos pelo ‘caminho STEAM’, utilizado desde a Educação Infantil. O STEAM, hoje, perpassa toda a nossa jornada educacional: trabalhamos, até com os pequenos, as artes, a matemática, a ciência e a tecnologia”, destaca a coordenadora de Educação Básica do SESI, Louise Dorow Caetano.

Um dos diferenciais da Escola SESI é o programa bilíngue no ensino médio, com imersão para aprendizado de uma segunda língua. Conforme Louise reforça, a partir do próximo ano o programa ganha uma expansão e será implantado também na grade curricular do ensino fundamental (1º ao 9º ano).

“Dominar uma segunda língua é uma necessidade real em qualquer profissão. Entendemos essa demanda do mercado e oferecemos esse diferencial para os alunos” completa ela. Vale ressaltar que os alunos têm a oportunidade de realizar, ainda, um teste de proficiência gratuito e certificado, provas de que a metodologia é completamente voltada ao desenvolvimento do estudante.

Novo ano, novos desafios

A Escola SESI de Brusque inicia o ano de 2024 com um projeto inovador, ousado e atual: uma nova estrutura para receber os alunos está em construção, nos fundos do SENAI. Com previsão de conclusão para 2025, a escola continua com as mesmas diretrizes de ensino, prezando pela educação prática e contemporânea em instalações modernas, que acompanham o desenvolvimento dos estudantes.

Assim que o prédio estiver finalizado todos os alunos, com exceção da Educação Infantil, passarão para o novo espaço. O objetivo da nova estrutura é de ofertar um ensino com ainda mais qualidade, garantindo mais conforto e acesso pelos alunos aos materiais necessários para participação das aulas práticas.

A metodologia experimental, inclusive, é marca do SESI. “Nós temos estudantes que são empreendedores, pessoas que foram nossos alunos que hoje possuem a própria empresa. Com certeza os ensinamentos teóricos alinhados ao exercício prático fazem a diferença na construção do caminho profissional”, conta a coordenadora de Mercado do SESI, Carina Gottardi Imhof.

Em relação ao novo prédio, após concluído, deve contar também com uma cozinha experimental, adequada para as crianças, “o mobiliário será todo adaptado para a proposta pedagógica do SESI”, completa Carina.

Serão 11 salas de aula para os Anos Iniciais, 11 para os Anos Finais e quatro para o Ensino Médio, além de um super espaço Steam, duas salas de leitura e salas de artes, de ciências, de educação tecnológica e de teatro, música e dança.

SESI

Avenida 1º de Maio, 670, em Brusque
Fone: (47) 3251 8829
E-mail: brusque@sc.senai.br
Facebook: /sesibrusquesc
Instagram: @sesibrusque