Com fogueira gigante, Brusque fará Festa Junina solidária em 2023
Estrutura terá mais de 30 metros e deve contar com show de fogos de artifício sem barulho
A Prefeitura de Brusque se prepara para fazer uma grande Festa Junina no município, o Arraiá Solidário. A atração será realizada no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, o Pavilhão da Fenarreco. O evento, programado para uma sexta-feira e sábado, 23 e 24 de junho, contará com uma fogueira gigante, que deve ter mais de 30 metros de altura.
“Queremos fazer a maior fogueira de São João de Santa Catarina. Caso não seja a do estado, será a maior do Vale Europeu”, anuncia a diretora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaela Maestri.
Rafaela destaca que a festa, que terá entrada gratuita, será de caráter solidário. Portanto, a proposta é que os interessados em acender a fogueira, provavelmente às 23h do dia 23, darão lances e o valor arrecadado será destinado para uma entidade do município. “Além disso, cada entidade do município interessada poderá montar uma barraca e todo o lucro ficará com a entidade”, explica.
A estrutura da fogueira será construída no estacionamento externo em parceria com a Secretaria de Obras. Além disso, a segurança será priorizada, com informativos e distanciamento correto.
O ato de acender a fogueira será com fogos de artifício sem barulho. Rafaela explica que a decisão é para garantir o conforto de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e animais de estimação, por exemplo.
Dentro do Pavilhão será montado um palco com apresentações juninas das escolas, públicas e particulares, e grupos de terceira idade. “Vamos enviar convites para todos. Quem quiser participar poderá fazer uma apresentação no festival”, continua.
“Acredito que ter um arraiá solidário e ter a fogueira como atrativo dará uma visibilidade muito grande. Estamos trabalhando em parceria com as entidades e secretarias do governo, como Obras e Fundação Cultural. Para que cada vez mais a gente enalteça Brusque”, avalia.
Fogueira gigante
Rafaela explica que a inspiração de montar a fogueira veio após pesquisar sobre ações parecidas no Brasil. Contudo, foi em uma cidade catarinense a grande inspiração para planejar a fogueira: São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, que faz uma fogueira de 35 metros de altura e 100 metros cúbicos de madeira.
“Eu procuro muito estudar eventos brasileiros. Quando falo de Festa Junina, lembro da infância, quando nossos pais nos levavam e dançávamos quadrilha. A intenção é resgatar essa cultura. É um evento para a família, onde todos podem remeter e deixar marcas na infância”, diz.
– Assista agora:
Saiba como transformar sua sala sem reformas