X
X

Buscar

Com muita criatividade, brusquense de 11 anos cria jornal fictício e feito à mão

Brusque News reúne informações e histórias fictícias

Há quase dois anos, o brusquense José Carlos Paulini, de 11 anos, faz o jornal fictício Brusque News. Com muita criatividade e informação, ele realiza a produção à mão, com o uso de lápis, canetas e lápis de cor.

Segundo o jovem, a primeira edição do periódico, também conhecido como “O Jornal da Criatividade”, foi feita por ele em outubro de 2021. Na época, o menino estudava a 4ª série na Escola Básica Municipal Lions Clube Companheiro Oscar Maluche.

“No início, era para ser só uma atividade de escola, mas eu continuei. Meus amigos falaram para a professora que eu estava fazendo e ela pediu para eu fazer uma edição especial, contando a história do jornal”, relembra.

Ao falar sobre as inspirações para criar o primeiro Brusque News, o brusquense explica que desde criança acompanha jornais brasileiros. “Tanto na TV, como o Jornal Nacional, da Jovem Pan, da Record, quanto no jornal [impresso] O Município também. Quando eu ia cortar o cabelo, lá no barbeiro tinha os jornais do O Município. Eu via as notícias do prefeito, da dengue, entre outras”, relata.

Com isso, escreveu e desenhou os primeiros jornais, com texto e imagens. José salienta que, no começo, costumava fazer mais histórias inventadas. Ele também conta que abordou temas como bullying, cyberbullying, vacinação da Covid-19 e abandono de animais.

“São temas mais tensos. Depois fiz edições mais leves porque sei que também tem crianças que veem o meu jornal. Mas a maior parte dos leitores é de adultos, de 35% a 44% que olham o Brusque News tem de 25 a 30 anos, vi uma estatística no Instagram”, aponta.

Com apoio dos pais e da escola, jovem se dedicou a criar jornal fictício | Foto: Luiz Antonello/O Município

Hoje, o jovem aposta mais em informações reais. Por exemplo, na 41ª edição ele começou um quadro sobre países, com curiosidades e dados relevantes.

O primeiro país a ser destacado no periódico foi a Alemanha. No papel, estão desenhos, como o do Portão de Brandemburgo; de um castelo imaginário, que ilustrou a curiosidade do país por ter mais de 20 mil castelos; e desenhos de chefes de estado alemães. Todos eles acompanhados de informações escritas, como nomes de pessoas e locais, além de descrições.

Contudo, José não largou mão da imaginação. “Na última edição, na 42ª, eu fiz uma história em quadrinhos que é fictícia e inspirada na revista Cartum, de um amigo meu”, pondera.

Foco em Brusque

Com 42 edições já feitas, José prepara a próxima a ser produzida | Foto: Luiz Antonello/O Município

Até 24 de dezembro de 2022, José, a mãe Andreia Maria Imhof, de 41 anos, o pai Vanderlei José Paulini, 41, e a irmãzinha Mariana Imhof Paulini, 8, residiam no bairro Steffen, em Brusque. No último Natal, eles se mudaram para o bairro Guabiruba Sul, em Guabiruba.

Agora, o jovem estuda na escola Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein. Mesmo com a mudança, ele afirma que deve manter o nome do jornal, e continuará criando e publicando histórias sobre Brusque.

“Vou também falar de Guabiruba e região, mas o foco ainda é Brusque. É a minha cidade Natal, que eu amo muito”, completa.

Pautas democráticas

Para divulgar o jornal fictício, brusquense criou redes sociais e um blog para publicações na internet | Foto: Luiz Antonello/O Município

Ao misturar imaginação com informação, em uma das edições o menino produziu o álbum da Copa do Brusque News, com jogadores desenhados. “Ao invés de ser a Fifa, fiz a ‘FIBN’, que é a Federação Internacional do Brusque News World Copa. Também fiz o Guinness World News, que é o livro de recordes do Brusque News”, conta.

José explica que cada edição demora entre 5 e 10 dias para ficar pronta. Ou seja, são feitas duas edições a cada mês. Caso tenha mais desenhos, a demora é maior para terminar.

Segundo ele, as pautas são selecionadas pelo rapaz. Porém, são realizadas votações no Instagram para ver o que o público quer no Brusque News. “Pretendo colocar pautas variadas. Faço enquetes no Instagram, pois foi a maneira que achei mais democrática. É o público que escolhe”, explica.

Memória preservada

Equipamentos do Brusque News, como câmera, celular e robô, são feitos com papel e lápis de cor | Foto: Luiz Antonello/O Município

Agora, José também se dedica às publicações no blog e nas redes sociais. Autodidata, o menino aprendeu sozinho a mexer com o WordPress, plataforma para publicações. Assim, pôde colocar todas as edições do Brusque News na internet.

“Publiquei todas as edições e deu muito trabalho. Não fiz todas de uma vez, claro. Nas primeiras vezes, eu publicava entre três e quatros publicações por dia, o que levava umas 5 horas. Tinham muitas coisas e eu não era muito experiente”, lembra.

Além disso, o menino destaca que cada produção é guardada com zelo. O Brusque News conta com uma pasta personalizada para guardar as mais de 40 edições já feitas.

Ao folhear as páginas de papel sulfite, José observa a melhora a cada capa produzida. Ele avalia os desenhos, a “diagramação” e a grafia. “As primeiras são bem ruins, mas eu guardo porque gosto de preservar as coisas. Não só no blog, quando eu termino a edição não faço mais nenhum risquinho, ela fica original para sempre. No futuro eu quero lembrar como foi a minha origem, como comecei no jornal e os desenhos, ver a minha melhora”, afirma.

Dedicação e reconhecimento

Para divulgar o jornal fictício, brusquense criou redes sociais e um blog para publicações na internet | Foto: Luiz Antonello/O Município

José relata o sonho de ser jornalista. Conforme ele, a decisão aconteceu durante as criações das edições do Brusque News. “Penso em ser apresentador de TV, repórter e colunista, vamos ver. Antes eu queria ser juiz, ou público, mas agora a profissão que acho a mais legal é ser jornalista”, aspira.

A maior motivação, segundo o jovem, são os apoios que recebe. Ele destaca a ajuda da família, de conhecidos e da escola. “Ele é muito inteligente e gosta muito de desenhar. É um menino muito dedicado”, conta a mãe.

A dedicação, por exemplo, é vista na escola. No boletim do último trimestre, José conquistou a média 10 em quase todas as matérias. Só tinha um 9,5, em meio a diversas notas máximas.

Como forma de reconhecer José e o Brusque News, no início de fevereiro, vereadores do município aprovaram por unanimidade a Moção nº 6/2023, de autoria de Nik Angelo Imhof (MDB), para que a Câmara Municipal de Brusque envie uma mensagem congratulatória ao jovem José.

A proposição tem o objetivo de “reconhecer a dedicação, a coragem e o engajamento do pequeno brusquense que, mesmo tão jovem, já tem definida sua futura profissão como jornalista”.

“Foi muito bom, fico muito agradecido pois sempre quis conhecer a Casa Legislativa de Brusque. Não esperava por isso e é uma honra. Quando eu for lá, vou agradecer a todos os vereadores, independente do partido, pois todos votaram sim para a minha visita”, finaliza José.

Quem quiser saber mais sobre o José, é possível segui-lo no Instagram @jornalistajosecp. Já o perfil do jornal Brusque News – O Jornal da Criatividade é o @brusque_news e o endereço do blog é brusquenews.wordpress.com/.


– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque