Com nova onda de frio, meteorologista explica quais são as chances de nevar em Brusque
Há possibilidade de neve nas regiões mais altas de Santa Catarina
Com a previsão para a chance de neve no estado de Santa Catarina no fim desta semana, surgiu a dúvida se o fenômeno pode acontecer na região do Vale do Itajaí, assim como ocorreu em 2013.
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, as chances são muito baixas. Se ocorrer, será uma situação novamente bastante atípica.
Ela explica que a probabilidade é maior nas regiões mais altas do estado, como o Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste.
A massa de ar frio intensa que chega na região Sul do país encontra um cenário de umidade no ar, devido às condições de chuva fraca, o que facilita a ocorrência de neve, que pode ocorrer a partir de 1 °C negativos de temperatura.
A previsão é que o Vale do Itajaí registre mínimas de 5 e 6 graus nas madrugadas de sexta-feira, 21, e sábado, 22. No entanto, as temperaturas devem começar a cair a partir de quarta-feira, 19, à noite.
A partir do domingo, 23, há chance de geada em algumas regiões, como Alto Vale do Itajaí.
Relembre quando nevou na região há sete anos
Há sete anos, em 23 de julho de 2013, nevou em Guabiruba e Botuverá. A ocorrência surpreendeu a população e deixou belas paisagens no Vale.
O fenômeno atípico foi registrado pela Diretoria de Meio Ambiente de Guabiruba nos bairros bairros Planície Alta, Lageado Alto e Aymoré, em pontos que fazem parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí.
À époica, muitas pessoas foram até o Morro de Santo Antônio e no sítio da Família Moresco, locais de grande concentração de flocos, para ver e registrar a neve.
Já Botuverá registrou neve nas localidades de Lageado e Chapadão, onde a altitude chega a 700 metros.
Moradores de Blumenau também registraram o fenômeno na cidade.