Com objetos simples, CEI Sofia Dubiella cria ambientes lúdicos como estímulo à criatividade
Espaços para leitura diferenciados, cozinha, casinha e pneus de caminhão divertem a criançada
Espaços para leitura diferenciados, cozinha, casinha e pneus de caminhão divertem a criançada
O Centro de Educação Infantil (CEI) Sofia Dubiella, no bairro Santa Rita, criou o projeto Reinventando Espaços para deixar as brincadeiras ainda mais atrativas aos pequenos. Com objetos simples, a creche criou uma cozinha, uma parede sensorial, área com pneus e quatro espaços de leitura diversificados.
A ideia, que surgiu no início do ano, foi apresentada, debatida e aprovada entre os membros da Associação de Pais e Professores. Criado apenas com recursos da APP, o investimento em cada espaço é pequeno e considerado como acessível pela diretora Maristela Kuneski.
Lendo que se aprende
Os espaços de leitura foram criados há mais tempo. O local foi pensado para dar asas à imaginação: há faixas de panos coloridos penduradas nas paredes, que formam uma tenda, com algumas almofadas, desenhos e diversos livros espalhados pelo chão.
Além das crianças utilizarem esses espaços para conhecer outros mundos por meio da literatura infantil, a creche convida os pais para contarem histórias aos filhos e coleguinhas de classe. “Trabalhamos essa questão de trazer a família pra participar do desenvolvimento da criança dentro do CEI e não apenas em casa”, afirma a diretora.
Para participar, não é preciso marcar horário e os pais podem escolher onde preferem contar as histórias: embaixo de uma árvore, nas tendas de leitura ou em uma roda no campo de areia.
“Os pais estão contando história e a criança está participando ativamente. É comum ela puxar o livro e dizer ao pai que não é daquele jeito que se conta a história”, conta aos risos.
Faz de conta
A cozinha foi projetada ao lado do parque. Foi construída uma bancada onde ficam a pia e algumas panelas. Na parede, alguns pinos sustentam outras várias panelas, colheres, descansos de panelas e sacolas. Um pequeno caixote serve de mesa onde as crianças brincam de tomar café e almoçar.
A casinha já existia no parquinho, mas também atrai a atenção dos pequenos. Meninos e meninas pegam a vassoura para varrer a casa enquanto outros brincam nos pneus de areia, localizados ao lado da casinha.
“São dois pneus grandes de caminhão, que nós enchemos com areia e eles amam. Não tem nada diferente, nada de especial. Mas é uma coisa que mexe com a imaginação deles porque eles criam muito, eles vivenciam a imaginação. Então ali eles fazem de mesinha, de poltrona, de cama.”
Do outro lado do parque, próximo ao berçário, foi criada a parede sensorial. O intuito deste ambiente é trabalhar as sensações dos bebês. Foram colados e pregados vários objetos em uma parede, desde controles e telefones, a canos e tomadas (sem energia).
“Envolve o movimento com as mãos, o olhar, tocar, sentir, perceber que ao jogar a bolinha dentro de um cano, ela vai sair do outro lado”, conta.
Por ser um ambiente de percepção, ele é mais indicado às crianças até dois anos, pois com os maiores o resultado não seria o mesmo.
Uma das coordenadoras do CEI, Valenska Suavi afirma que esses ambientes estimulam a criatividade dos pequenos. “A criança trabalha por meio do faz de conta e a gente proporciona algumas coisas para aguçarem a imaginação.”
Sandra Aparecida Borba Araújo, que também é coordenadora da creche, ressalta que tudo depende da inventividade dos alunos. “Cada faixa etária tem a sua imaginação e a sua criatividade. A gente coloca (os objetos) e o resto depende deles. Não sabemos o que eles vão criar na hora”, revela.