Com uma história familiar, repleta de carinho, marcada pela busca por qualidade e com olhos para a inovação, a empresa Edromania – Casa e Conforto comemora 22 anos em Brusque. Ao longo de duas décadas, o empreendimento liderado pelo casal de proprietários André Waldrigues e Jacira Waldrigues, produz a linha completa de cama, com produtos de malha 100% algodão para lojistas de todo o país.
A Edromania foi oficialmente fundada em 2001 pelo casal junto dos pais de Jacira, Alice Duarte e Arlindo Duarte. Após todos esses anos de história, o empreendimento deixa a sua marca no dia a dia de milhares de clientes. Localizada em um dos maiores pólos têxteis do Brasil, a empresa produz artigos com alto padrão de qualidade, que conquistaram os lares país afora.
São feitos e vendidos produtos como, edredom, cobre leito, jogo de cama, lençol, fronha, porta travesseiro, protetor de colchão e travesseiro, além da linha de produtos infantis. Tudo feito com malha 100% algodão, que resulta na alta qualidade dos produtos, e carregam o slogan: “Ame seu aconchego, viva seu momento”.
Para atestar o compromisso da marca, recentemente a Edromania conquistou o selo Sou de Algodão. Trata-se de um movimento único no Brasil que nasceu em 2016, para estimular a produção responsável. Com isso, une todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra.
“Em relação aos produtos, sempre puxamos a qualidade para cima, e nunca para baixo. Isso tudo com um preço acessível”, pontua André. “Temos linhas de 130g de lençol e lançamos a linha de 160g, que é uma malha bem mais encorpada”, complementa Jacira.
Estrutura e inovação
Atualmente, a Edromania conta com 145 colaboradores internos e mais de 450 externos, além de 35 representantes espalhados por todo território nacional. O parque fabril da empresa possui 7,5 mil metros quadrados e produz 270 toneladas por mês. Conforme André e Jacira, em fevereiro foram fabricados 1 milhão de peças.
Em meio a produção, a Edromania se dedica a inovação, desde os novos designs dos produtos até novos serviços, como por exemplo, vendas em formato B2B e B2C.
Os empresários também comentam que a velocidade é um desafio para os negócios. Diariamente, diversos clientes necessitam de novos produtos e que sejam enviados rapidamente. Para abraçar essas necessidades, o atendimento da Edromania é ágil e completo, resultado de uma equipe qualificada, valorizada pelo empreendimento.
“Entre nós, a gente exige o tratamento das pessoas com respeito”, diz André. “Aqui acompanhamos cada funcionário, como uma família. É um contato bem humanizado”, completa Jacira.
História em família
A história da Edromania é conectada com a história da família de André e Jacira. Ele recorda que os dois trabalhavam na Havan na década de 1990. Em 1997 começaram a namorar e quase dois anos depois se casaram.
Com vontade de empreender, o casal construiu um pequeno galpão de 200 metros quadrados para abrir um mercadinho de bairro. Ambos começaram a ter ideias e, após descarregar um grande carregamento de edredom na Havan, por volta de 1999, André vislumbrou abrir um negócio no ramo têxtil. “Perguntei se a mãe da Jacira sabia costurar, porque minha sogra tinha uma máquina. Será que sabe fazer um edredom? Perguntei na época”, lembra.
Sem conhecimentos em produção e sem a possibilidade de fazer pesquisa facilitada, como assistir um vídeo no YouTube, por exemplo, a família criou uma amostra de edredom. Foram atrás de uma máquina para a confecção e, em 2001, adquiriram uma pantográfica. Este foi o início da Edromania.
Aos poucos e com muitos desafios, o negócio ganhou corpo e a família foi ganhando experiência. Então, por volta de 2002, entrou a antiga Buettner na vida da família. “Eles faziam o edredom em São Paulo. A gente conseguiu fazer umas amostras e começamos a fabricar para eles. Começamos a aprender e ter organização e conhecimento com a Buettner. Começou a gerar dinheiro e trabalho”, conta.
Crescimento e qualidade
Em 2003, com uma boa relação construída com a Havan, André levou uma amostra de travesseiro para o setor de compras. “Deu certo o preço e ele me perguntou se eu conseguiria entregar 200 peças por semana. Na época não tínhamos nenhum funcionário. Tivemos que correr atrás e conseguimos a estrutura. Aí começa a engatinhar o negócio de sucesso, que até hoje se fortalece cada vez mais”, continua.
Com o tempo nasceram os dois filhos, Gabriela e Gustavo. A rotina dos negócios era dividida com a rotina da vida pessoal. Na empresa, a família também foi crescendo, com a vinda de mais funcionários, além da estrutura que também aumentou.
“Até 2015, 95% do nosso trabalho era para a Havan. Foi o ano que passamos a ter representantes pelo Brasil inteiro e com isso, atender os lojistas. Tudo o que fizemos fomos aprendendo”, salienta.
O foco do casal continuou firme na busca pela maior qualidade dos produtos entregues, com peças feitas à mão. “Aprendemos muito, pois precisamos fazer produtos de alta linha. Isso vai desde a busca por máquinas novas até o trabalho dos funcionários. Hoje, mantemos a qualidade e buscamos melhorar cada vez mais, com o propósito de levar aconchego para as casas dos clientes”, finaliza Jacira.