X
X

Buscar

Com quatro anos de atraso, campus do IFC de Brusque é inaugurado oficialmente

Solenidade reuniu autoridades, alunos e professores na instituição na tarde desta terça-feira

O campus de Brusque do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira, 11. O evento reuniu autoridades, estudantes e professores que destacaram a importância de oportunizar educação de qualidade para todos.

Localizado no bairro Jardim Maluche, o IFC de Brusque teve sua história iniciada em 2011, com a doação do terreno realizada pela prefeitura, durante o governo do ex-prefeito Paulo Eccel (PT).

As obras iniciaram em 2012 e a previsão de entrega inicial era 2014. Entretanto, problemas com o solo do terreno e a desistência de várias empreiteiras atrasaram muito o prazo de conclusão do campus.

Durante a construção, a instituição funcionou em uma sala cedida na prefeitura, depois passou para uma sala no terminal urbano, em seguida se transferiu para um espaço alugado na rua Hercílio Luz, até ocupar provisoriamente o prédio do antigo colégio Honório Miranda. A obra só ficou pronta no início deste ano e custou em torno de R$ 12,5 milhões.  

O diretor-geral do campus de Brusque, Hélio Maciel Gomes, destaca que a inauguração da instituição representa a realização de um sonho. “Temos muito a agradecer. Hoje é apenas o início dessa nova caminhada”.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na solenidade, o deputado estadual Serafim Venzon (PSDB) destacou a importância da qualificação profissional, principalmente para os jovens. “É um orgulho estar entre os 15 municípios de Santa Catarina que têm um campus do IFC”.

Representante dos estudantes do campus, a jovem Tayla Alberton agradeceu a oportunidade de crescer junto com a instituição. “Agradeço pela oportunidade de acesso a um ensino público gratuito e de qualidade”.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, diz que o papel da instituição no contexto brasileiro é inquestionável. “A educação não era interiorizada. Até 2008, só tínhamos educação federal na UFSC, depois ganhamos a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), e os dois institutos federais. Este campus é a prova de que quando o jovem tem oportunidade, eles procuram e fazem valer o investimento”.

Ao fim da solenidade, estudantes do IFC enterraram uma cápsula do tempo com fotos e cartas com desejos para o futuro. A cápsula será aberta daqui a 20 anos, no aniversário da instituição.