Com residências vazias, furtos tendem a aumentar no fim de ano em Brusque
Polícias Civil e Militar orientam população para os cuidados com as residências e empresas no período de férias
Polícias Civil e Militar orientam população para os cuidados com as residências e empresas no período de férias
Sair de férias requer um cuidado especial ao deixar a casa fechada. No fim do ano, os furtos em residências aumentam consideravelmente em Brusque. O delegado da Polícia Civil, Juscelino Carlos Boos, revela que nas primeiras semanas de janeiro a delegacia lota com pessoas registrando os crimes.
Para evitar ser vítima dos criminosos, a principal dica do delegado é pedir auxílio a um vizinho de confiança que permanecerá em casa. “Assim, se houver uma movimentação na casa, ele saberá que não é do proprietário e poderá avisar de imediato a polícia”, diz.
O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, também orienta a população sobre a segurança em casas e empresas. Ele diz que em imóveis com alarmes de segurança, é eficaz manter o sistema interligado a casa de parentes, vizinhos ou no próprio celular.
Antes de sair de casa, deve-se observar o fechamento do portão eletrônico, janelas, basculantes, portas e sacadas, pois o criminoso se aproveita para entrar sorrateiramente e, então, agir. Segundo o comandante, a iluminação externa deve ser com sensor de luz (fotocélula), pois dificulta ao criminoso saber se tem alguém em casa e facilita para a polícia e vizinhos verificarem se tem algum suspeito dentro do terreno. “Não deixe luzes permanentemente ligadas, pois quando acessas durante o dia indicam que o morador está fora de casa”, diz.
Ao retornar de viagem, o tenente-coronel Gomes alerta para as pessoas que, se constatarem alguma violação na casa, como portão aberto ou janela quebrada, acionem a polícia militar antes de entrar. “Orientamos as pessoas para não entrar, pois é importante primeiro assegurar que não há perigo no local e tomar as providências relacionadas ao crime”, diz.
Atenção nas empresas
Para os empresários, o comandante chama a atenção para movimentos de pessoas e veículos suspeitos próximos à empresa. “É importante que se autorize a entrada de pessoas na empresa somente após a identificação e contato com quem vai recebê-las”, indica Gomes.
Além disso, é fundamental instalar dispositivos de segurança, como alarmes, câmeras e grades de ferro, para inibir a ação de criminosos. Muros altos nem sempre é a solução, dificultam a visão de quem passa na rua, impossibilitando que alguém visualize e comunique à polícia sobre uma ação criminosa.
A Polícia Militar deve ser acionada sempre que observar uma pessoa com comportamento estranho próximo a empresas ou residências. E, ainda mais importante, ficar atento às características dos suspeitos, pois assim facilita a localização pelos policiais. “Nesse período de fim do ano o serviço operacional da PM funciona normalmente, sendo que serão intensificadas as rondas preventivas nos bairros”.