Há 32 anos no mercado, a Saymon & Co procura trazer as novidades do mercado aos seus clientes. O diferencial da empresa que está em fase de teste é o envelopamento da etiqueta RFID (radio-frequency identification ou Identificação por radiofrequência, em português). O tag possui um chip que armazena as informações do produto e uma antena que emite uma frequência para identificação. Ao passar por campo de indução eletromagnética é ativada a comunicação sem fio entre a tag e o sistema.

Com isso são reconhecidas todas as informações da mercadoria. As etiquetas podem ser usadas tanto no controle de estoque e no caixa, quanto no recebimento de mercadorias em contêineres. A Saymon & CO. é a pioneira no estado a apresentar essa tecnologia, que deve entrar no mercado em junho de 2020.

A empresa importa o chip, que é fabricado no exterior, fábrica a etiqueta que vai em cima da tag e fará o envelopamento, que nada mais é do que colocar um adesivo em cima do outro.

“Uma impressora de código de barra imprime o código e instruções em cima dela e grava um número no chip. O número da etiqueta de cima tem que bater com o de baixo também. Ao ser colocado na peça ele está pronto”, explica o proprietário Vanderlei Leão Albino.

Recentemente, ele viu a etiqueta sendo usada em uma loja. A atendente não precisou passar peça por peça no caixa, apenas dobrou as roupas e colocou em cima de um receptor. Com isso, todas as peças foram contabilizadas e o valor da compra apareceu no computador. Ao mesmo tempo, o sistema já deu baixa no controle de estoque do estabelecimento.

Tecnologia RFID

A tecnologia tem o objetivo de melhorar e otimizar os processos por meio de leitura de tags inteligentes aplicadas aos produtos, equipamentos ou embalagens. Cada etiqueta possui um chip onde ficam armazenadas as informações e uma antena que transmite os dados que realizam a comunicação sem fio ao passarem pelo campo de indução eletromagnética.

Com isso, é possível identificar uma grande quantidade de produtos em poucos segundos, com leitura simultânea e uma identidade única. O produto que já é muito utilizado no exterior e por grandes lojas do Brasil, como Havan e Renner, é uma novidade no mercado catarinense.

A tecnologia pode ser utilizada no ramo de lojas, têxtil, eventos, bibliotecas, em patrimônios, entre outros. Além disso, ela existe desde a década de 1970. O alcance de leitura das tags pode variar entre 10 metros a mais de 100 metros de distância.

Um diferencial da Saymon é que a tecnologia entrará no mercado com 100% de qualidade. O proprietário explica que 10% dessas tags são inutilizadas, pois as vezes a impressão não fica perfeita. “Antes de ser envelopada, a etiqueta passará pelo controle para ver se o chip está bom e pode fazer a leitura”, esclarece.

Cada chip tem um número de série único e quando chega na impressora para fazer a gravação, o que não tiver a leitura a máquina fará um “x” em cima e jogará a etiqueta fora. “Aquele número você perdeu, então você perde a sequência. Nosso diferencial será isso, 100% de controle de qualidade na entrega para o cliente”, diz.

Benefícios

Com a etiqueta inteligente, como é conhecida a tecnologia, os empresários têm diversos benefícios como leitura rápida e simultânea sem contato visual e interação humana; controle individual de produtos; gestão da movimentação das mercadorias dentro e fora da empresa; alta precisão no gerenciamento de toda a cadeia logística; maior controle sobre quebra e ruptura; máxima eficiência no planejamento e controle de produção; previsão de demanda de forma automatizada; agilidade nos processos de apontamentos e conferências; redução de estoques e controle mais eficiente de inventários; dados estatísticos confiáveis com velocidade e precisão; rastreabilidade e autenticidade com precisão no gerenciamento da localização dos produtos; diminuição da logística reversa; e controle do ciclo de vida do produto.

A empresa

Criada em 1987, a Saymon & Co iniciou sua atuação na venda de software e computadores. Foram os pioneiros em implantar o código de barras no estado. Depois investiram em equipamentos e suprimentos para códigos de barras. Com o passar do tempo, a empresa foi para o ramo de etiquetas adesivas e tags.

Além da etiqueta RFID, existe outro projeto da Saymon que está sendo desenvolvido na incubadora Citi Brusque. O software é para gestão e controle de estoque para empresas de flexografia e gráfica plana. O programa deve ser lançado nos primeiros meses de 2020.

CONTATO

Rua Ernesto Bianchini, 545 – Rio Branco – Brusque/SC

(47) 3351-7012