O uso da inteligência artificial (IA) para monitorar e melhorar resultados de atletas é o mote de uma plataforma desenvolvida pela empresa brusquense Brucode Technology. Com uso de diversos sensores, incluindo coletes com GPS, a tecnologia promete revolucionar o futebol mundial com a rápida coleta e o tratamento de dados importantes.

O empreendimento é encabeçado pelo trio Allan Jonis Marins, diretor de tecnologia e programador, Felipe Vale Bina, sócio proprietário, e Maicon Douglas Sisenando, sócio proprietário e premiado jogador de futebol.

“É uma plataforma que coleta dados de diversos dispositivos. Temos outros recursos, que devem trazer muita inovação. O produto vem para revolucionar o futebol, mas ele poderá ser usado para os mais diversos esportes”, explica Allan.

A plataforma foi lançada oficialmente pela Brucode Technology no Jogo das Estrelas, que aconteceu no dia 7 de maio, em Criciúma, no Sul catarinense. O evento contou com a presença do jogador Ronaldinho Gaúcho, que também vestiu o colete GPS, entre outros jogadores premiados.

Com 12 anos de seleção e campeão da Champions League, Maicon é considerado um dos melhores laterais direitos da história do futebol mundial. No último ano, ele se juntou a Brucode Technology, que é responsável pelo uso de imagem do jogador premiado. “Entrei no projeto pois confio muito na empresa e nas pessoas que estão à frente, e minha motivação é que vamos revolucionar o esporte”, destaca o jogador.

Colete com sensores é usado durante os jogos para monitoramento completo do atleta

Brucode Technology

Criada em 2023, a Brucode Technology é uma empresa de inteligência artificial. As tecnologias são desenvolvidas para diversas áreas. “O futebol é um começo. A empresa seguirá para todos os ramos, não apenas no esporte. O foco é tecnologia e a empresa vem para revolucionar o mundo da tecnologia”, explica Felipe.

Allan detalha que a inteligência artificial é utilizada de forma personalizada. Segundo ele, a ideia de criar a plataforma IA surgiu quando ele acompanhava a Fórmula 1, a mais popular modalidade de automobilismo do mundo.

“A nossa ideia é aumentar a assertividade do nosso cliente. O objetivo é fazer com que a equipe que adquiriu o produto tenha mais chances de ganhar o jogo, esse é o valor final. Ter mais vitórias. Hoje, tudo é baseado em análise de dados. Então, quem conseguir analisar bens e seus dados tem mais chance de vitória”, aponta.

Portanto, o sistema faz um monitoramento avançado, complexo e detalhado. Com isso, reúne as informações coletadas e apresenta os resultados de forma prática e alinhada aos clientes.

Considerado um dos melhores laterais direitos da história do futebol mundial, Maicon se junta a Brucode Technology no empreendimento

“A inteligência artificial abre um leque enorme de utilização, inclusive para outras modalidades. Trabalho com esse tipo de tecnologia nos últimos anos e, agora, estamos focando no uso dela para gerar diferentes plataformas”, completa Allan.

Plataforma com IA desenvolvida que usa colete com sensores foi lançada oficialmente no “Jogo das Estrelas” neste mês