X
X

Buscar

Com vários benefícios à saúde, yoga desperta interesse em moradores da região

Prática traz mudanças de hábitos e uma nova filosofia de vida aos alunos

Prática milenar, o yoga é uma filosofia de vida que mexe com o corpo e a mente em busca de equilíbrio entre ambos. Segundo a instrutora Danielle Pereira Pires, 34 anos, “qualquer pessoa pode fazer yoga independente de crença e de hábitos”. Ela dá aulas para três turmas.

A professora Renata Appel, 30, percebe que a procura de interessados no yoga cresceu em Brusque e região nos últimos anos. “Hoje em dia muita gente procura o yoga, pois quer começar a olhar para dentro, em busca do caminho do autoconhecimento”.

Já a professora Teresa Cristina Bianchini Schlindweinn, 45, começou a dar aulas no ano passado e tem mais de 10 alunos.

Apesar de começar a dar aula há pouco tempo, Teresa faz yoga há 18 anos e afirma que “a prática diária é sensacional para a pessoa conseguir adquirir e absorver todos os benefícios”.

A instrutora Danielle colhe até hoje os benefícios que a prática trouxe para o cotidiano. “Yoga faz a pessoa ficar consciente. Se você tiver certos hábitos, é possível melhorá-los com yoga”.

Renata afirma que a prática possui inúmeros benefícios. “Além de você reduzir dores corporais, melhorar a postura, reduzir o estresse e ansiedade e dormir melhor, você passa a se conhecer e entrar mais em contato com o coração e a voz da intuição”.

Experiência própria
Thais Duarte, 23 anos, começou as aulas neste ano e já percebe diferenças. “Eu noto que ganhei mais percepção corporal, então acabo corrigindo um pouco a postura no dia a dia”. Além disso, a publicitária, que pratica yoga uma vez por semana, também percebe que está mais disposta e relaxada.

Na avaliação de Renata, a melhor forma de fazer yoga é com um profissional. “A pessoa que faz pela internet não entra em contato com a essência. Eles acham que é só postura, e não é nada disso”, explica.

Para Thais, que faz aulas apenas na academia, o professor é essencial para realizar a prática. “Ele vai te orientar e te corrigir em situações que você está propenso a se machucar. O professor tem a vivência e a experiência”.

Novos hábitos
Danielle afirma que a mudança alimentar não é obrigatória para a prática. “Como professora, tenho um estilo de vida e uma alimentação diferente da população comum. Eu não como carne, não bebo leite, não uso couro, não uso o animal como escravo. Mas essa é a minha visão de mundo”, diz a instrutora.

A professora afirma que não pode exigir mudança dos alunos, e, por isso, ela prefere mostrar os benefícios do próprio corpo com as trocas de hábitos adotadas pela filosofia do yoga.

Teresa também acredita que não é necessário obrigar uma mudança alimentar, pois ela acontece naturalmente. “Com o desenvolvimento da prática, levando a sério as atitudes e pensamentos, acontece uma evolução, e, naturalmente, a pessoa adquire outra filosofia de vida”.

Segundo ela, o yoga é um processo de crescimento natural. “Começa de fora do corpo para chegar no principal, que é a cura da alma”.

Serviço
Se você tem interesse na prática, Teresa e Danielle ministram aulas no Jardim da Yoga, em Guabiruba. Os telefones para contato são 991-163-256 ou 999-424-444. Já Renata dá aula no Espaço da Yoga e Terapia Integradas – Chácara Edith, e o contato é o 999-511-091.