Há um mês no comando da 7ª Região de Polícia Militar, o coronel PM Ilon Joni de Souza visitou na quinta-feira, 24 de outubro, o 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque. Durante todo o dia na cidade, o militar se encontrou com autoridades pela parte da manhã. À tarde, o coronel esteve no quartel onde conheceu os 33 alunos que realizam o curso de formação soldado e assumiu o compromisso de batalhar para que muitos deles permaneçam na cidade.
O coronel Joni foi recebido pelo tenente-coronel, comandante do Batalhão, Heriberto Rocha Peres. Dados operacionais e estruturais das unidades policiais que o 18º Batalhão atende foram apresentados. “Alguns pontos mostram as necessidades que nossos pelotões ainda apresentam. Mas, também trazem os números positivos, como a diminuição dos delitos e o aumento nas autuações de trânsito”, destaca o coronel Peres.
Segundo o comandante regional, o objetivo da visita é se inteirar com as atividades diárias dos batalhões. “Estou há pouco tempo no comando, então pretendo passar por praticamente todos os quartéis que a regional atende”, informa.
Avaliação do coronel
Para o coronel Joni, o 18º Batalhão de Brusque apresenta uma parte física bem cuidada e com bons conceitos perante a sociedade. “Isso é reflexo também das evoluções por parte da própria PM. Os novos concursos com requisito básico de curso de graduação. Os soldados vêm mais preparados e com uma noção das necessidades da sociedade, com isso, tem mais condições de responder a essas questões”, analisa.
A principal deficiência encontrada pelo comandante regional, não somente em Brusque, mas a nível nacional, é a falta de efetivo. “Já tivemos muitos avanços também, inclusive com a abertura de novos concursos constantemente. Porém, falta ainda um maior interesse, principalmente por parte dos jovens”, comenta.