X
X

Buscar

Comandante-geral da PM diz que Brusque deve receber reforço no efetivo em 2020

Coronel Alberto Araújo Gomes cumpriu agenda no município nesta quarta-feira

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, esteve em Brusque na tarde desta quarta-feira, 20. Gomes veio especialmente para a formatura do Proerd e aproveitou para fazer uma visita ao 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque.

O comandante também participou de reunião na Associação Empresarial de Brusque (Acibr), onde ouviu as demandas mais importantes para a área de segurança da região.

Araújo Gomes, que também ocupa o cargo de Secretário de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina, elogiou a parceria entre a classe empresarial e a Polícia Militar de Brusque.

“Com certeza, a parceria com a Acibr contribui para os ótimos índices de segurança do município, o que torna Brusque uma das cidades mais seguras do país”.

De acordo com ele, a principal reivindicação para a segurança do município é a de mais efetivo. O comandante diz que a distribuição de novos policiais será feita baseada em critérios técnicos e levará em consideração também a proporção de policiais por habitantes.

O coronel garantiu a entrada de 500 novos policiais a partir do segundo semestre de 2020. Entre esses, alguns devem reforçar o efetivo brusquense.

Araújo Gomes também destaca a redução nos índices de criminalidade em Santa Catarina. Ele afirma que a mudança de estratégia da Secretaria de Estado de Segurança, aliada a investimentos em tecnologia e inovação, estão contribuindo para a queda da criminalidade.

O comandante diz que neste ano, o estado tem registrado uma queda de 18% a 20% nas mortes violentas, em relação ao ano passado. Também houve redução de 30% nos roubos e de 10% nos furtos.

“Estamos investindo em novas tecnologias, capacitando os policiais, investindo em novos treinamentos para que eles estejam cada vez mais preparados para atender a sociedade. Essas estratégias vão contribuir ainda mais para a queda da criminalidade”.

Entre os investimentos em tecnologia, o comandante-geral destaca o sistema PM-SC mobile, com o uso de tablets pelos policiais dentro das viaturas e o PM-SC Cam, com as câmeras individuais instaladas na farda. Nesta semana, a Polícia Militar vai lançar o PM-SC Cidadão, em que a população poderá chamar a polícia por aplicativo de celular.

“O tempo-resposta será muito menor, além disso, os policiais conseguirão saber em tempo real a localização da pessoa e sua identificação, gerando melhor qualidade de atendimento e segurança para o policial e a população”.