X
X

Buscar

Comando da PM desiste de abrir turma da Escola de Formação de Soldados em Brusque

Informação foi repassada pela comandante regional da PM na manhã desta terça-feira, durante reunião com entidades do município

A Escola de Formação de Soldados não será mais em Brusque. A notícia foi dada na manhã desta terça-feira, 25, pela comandante da 7ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina, Claudete Lehmkuhl, durante reunião com representantes de entidades, prefeitura e vereadores da cidade.

A notícia pegou todos de surpresa, já que as atividades da Escola de Soldados estavam previstas para iniciar na próxima semana no município. O anúncio de que Brusque seria uma das sedes do curso de formação foi feito pelo comandante geral da PM de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, no início do mês, após muita insistência das lideranças do município.

“No fim da tarde de ontem (segunda) a comandante Claudete pediu uma reunião urgente e nos trouxe esta péssima notícia”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michel Belli.

Segundo ele, o motivo pelo qual a cidade não vai mais receber a escola é a burocracia. “Nos passaram que isso não será possível por questões burocráticas, porque não dá tempo de incluir Brusque no edital e que se tivesse que fazer alteração, prejudicaria o estado todo”, diz.

O presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Halisson Habitzreuter, lamentou a decisão da Polícia Militar. Segundo ele, durante a reunião desta terça-feira, já foi encaminhado um ofício solicitando que no lugar da escola de formação, a cidade recebe policiais efetivos no fim do ano.

“Se não é possível fazer a formação aqui, que pelo menos nos deem de 20 a 30 soldados efetivos no fim do curso, porque é um retrocesso. Estamos com um efetivo de menos de 100 policiais para uma população de quase 200 mil pessoas, contando com Guabiruba, Botuverá e Gaspar”.