X
X

Buscar

Começa castração de cães e gatos da campanha municipal

Mais de 400 animais foram cadastrados em quatro postos de saúde

Os animais cadastrados por seus donos na II Campanha Municipal de Castração de Cães e Gatos começaram a ser atendidos nesta segunda-feira, 20 de maio, pelas clínicas veterinárias licitadas e credenciadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque. Mais de 400 animais foram cadastrados na campanha e, nesta semana, os proprietários dos animais serão contatos pelas empresas e informados sobre os próximos procedimentos.
O objetivo da ação é promover o controle populacional e a posse responsável dos animais domésticos, evitando que sua reprodução resulte em animais soltos nas ruas da cidade. As inscrições foram realizadas em quatro postos de saúde da cidade.
Entenda
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. O procedimento inclui a retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas; nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral e é simples, mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque