Comentários da política estadual
Manual
Pela forma com que, após idas e vindas, finalmente saiu fumaça branca quanto aos novos titulares do primeiro escalão estadual, dentre eles o substituto de Cesar Sousa Junior na Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, pode-se dizer que no governo há os que entendem turismo transpor, a passeio, as pontes entre a Ilha e o Continente, em Florianópolis; por esporte, aquele que sabe jogar dominó ou uma pelada de futebol com amigos, seguida por uma empanzinada de churrasco e cerveja; e por cultura aquele que participa de gineteadas e bailes tradicionalistas nos centros de tradições gaúchas (CTGs). Com todo respeito.
Censura
Em seu blog, no site da revista Veja, o jornalista Reinaldo Azevedo revela que fez uma descoberta: uma entrevista da nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci, desapareceu do site da Universidade Federal de SC (UFSC). Diante da informação, o Ministério divulgou nota afirmando que já havia solicitado sua exclusão dos arquivos por conter “imprecisões”. Entre outras revelações na entrevista, Eleonora confessa que em tempos recentes atravessou a fronteira da Colômbia para se dedicar a uma prática criminosa naquele país: o aborto; e que seu segundo aborto foi decidido junto com o partido de esquerda a que pertencia.
Tirando máscara
No mesmo blog Azevedo disponibiliza um vídeo de janeiro de 2009 em que a hoje ministra Ideli Salvatti aparece estimulando a mobilização de policiais militares em SC. No ano seguinte Ideli disputou o governo estadual. Derrotada, ganhou como prêmio o Ministério da Pesca.
Orgia
O Tribunal de Justiça de SC condenou esta semana uma mulher e três homens da região Oeste a mais de 40 anos de prisão, por estupro de vulnerável, corrupção de menores e lascívia na presença de jovens ou adolescentes. O grupo mantinha uma casa para onde levava menores e com eles praticava uma série de crimes sexuais. Por vezes, os jovens eram obrigados também a participar dos embalos.
** Leia mais Raul Sartori na edição impressa do Jornal Município.